O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para vendavais e ventos costeiros em quase todas as regiões do Brasil. Segundo o Climatempo, uma nova onda de calor está prevista para se estabelecer no país a partir da próxima segunda-feira (2), elevando o risco de queimadas florestais em setembro. A baixa umidade, classificada como “perigo potencial” pelo Inmet, pode atingir níveis extremos, comparáveis aos desertos do Atacama e Saara, especialmente em estados como Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, e São Paulo.
No Nordeste, os ventos podem chegar a 60 km/h em todos os estados, com alertas para ventos costeiros ao longo de toda a orla, que devem movimentar dunas de areia sobre construções. Já na Bahia, espera-se chuvas entre 20 e 30 mm/h, enquanto o restante da região segue sob o alerta de vendavais. Segundo o MetSul, o Centro-Oeste também deve enfrentar condições semelhantes, com destaque para Goiás, que combina vendaval com baixa umidade. No Norte, estados como Acre, Amazonas, Pará e Rondônia estão sob risco elevado de baixa umidade.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é de que as condições meteorológicas extremas, como o calor intenso e a falta de chuvas, continuem favorecendo os incêndios florestais em diversas regiões. A cidade de São Paulo, por exemplo, deve enfrentar temperaturas de até 30°C sem previsão de chuvas, enquanto o Rio de Janeiro pode registrar até 35°C na próxima semana. Em Minas Gerais, Belo Horizonte pode ver uma variação de temperatura entre 11°C e 32°C nos próximos dias.