O projeto “Pequeno Cidadão” desenvolvido em Votuporanga pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com alguns comerciantes e industriais do município, tirou aplausos dos profissionais da saúde de 101 municípios que participaram na última semana (21/09) do encontro “Os sentidos da humanização, consolidando o Sistema Único de Saúde”, realizado em São José do Rio Preto, na Unilago. O projeto foi apresentado como exemplo de humanização.
O evento foi uma realização da DIR XXII, do Grupo de Trabalho de Humanização do HB – Hospital de Base, com o apoio da Unilago e do Ministério da Saúde/Política Nacional de Humanização e da Secretaria Municipal de Rio Preto.
Foram promovidas oficinas para a microrregião, com o objetivo de sensibilizar todos às propostas de humanização, que contou com a presença do coordenador da PNH – Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Adail de Almeida Rollo, e do secretário de Saúde de Rio Preto, Arnaldo Almendros Mello.
Mais de 300 técnicos da área da Saúde discutiram diretrizes e dispositivos, apresentados pela PNH. Dentre os resultados que buscam atingir, estão a redução de filas e do tempo de espera, facilitando o acesso; atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco; implantação de modelo de atenção com responsabilização e risco; garantia dos direitos aos usuários; gestão participativa nos serviços.
De acordo a secretária Municipal de Saúde, Elizabete Arroio Marchi, Votuporanga foi convidada a apresentar um dos projetos de humanização desenvolvido à comunidade. A cidade é freqüentemente convidada a participar de eventos apresentando trabalhos bem sucedidos.
“Pequeno Cidadão” é um projeto que visa estimular as gestantes a fazerem o acompanhamento de todo o pré-natal. A apresentação foi feita pela secretária municipal e pela coordenadora do projeto a enfermeira Marcela Cristina Cândido.
Criado em 2003, as mães que participam de todos os encontros recebem um Kit, contendo um mini enxoval que vai desde roupas até itens de farmácia. Já foram atendidas 850 mães nos três anos de existência.
O programa é viabilizado por meio de um convênio firmado com o Mini-Hospital “Fortunata Germana Pozzobom”, na zona norte do município, que desenvolve o acompanhamento durante os nove meses de gestação. Neste período, as gestantes recebem orientação profissional sobre os mais variados assuntos como nutrição na gravidez, cuidados com o bebê, entre outros.
As gestantes interessadas em participar dos grupos de Gestantes para receberem os kits devem ir até o Mini-Hospital ou ligar no 3422-8584.