Horas após Pelé desembarcar em São Paulo e ser levado ao hospital Albert Einstein, o assessor de imprensa do Rei do Futebol, José Fornos Rodrigues, o Pepito, informou que o estado de saúde dele é “excelente”, porém ele terá que ser submetido a um procedimento cirúrgico para a retirada de um cálculo renal.
Pelé explicou o ocorrido por meio de nota. “Enquanto eu estava aqui em Paris, eu sofri uma severa infecção urinária que requisitou assistência médica e cirúrgica emergencialmente. Mas, graças ao grande carinho do time de médicos do American Hospital of Paris, eu estou pronto para viajar para casa”, disse.
O ex-jogador de 78 anos teve inicialmente febre durante evento em que se encontrou com Mbappé, jogador da seleção francesa e do Paris Saint-Germain, realizado última terça-feira, em Paris. Levado ao American Hospital Paris no dia seguinte, Pelé foi submetido a exames, que indicaram uma infecção urinária.
Pelé foi internado e depois de melhorar de forma gradativa, passou por uma nova avaliação no sábado, que mostrou que o problema de saúde estava controlado e a infecção praticamente extinta. Apesar disso, ele continuou em observação, pois o caso inspirava mais cuidados do que o habitual, vindo a receber alta apenas nesta segunda-feira.