Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante do mundo. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para combater e prevenir essa enfermidade, como a prática de atividade física. Durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão: a endorfina, popularmente conhecida como “hormônio da alegria” e a dopamina, que apresenta efeito analgésico e tranquilizante.
Em Fernandópolis, as atividades esportivas vêm ganhando a cada dia novos adeptos e transformando vidas, em especial nas ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com os projetos ‘Bom de escola, bom de Esportes’ e PELC (Programa Esporte e Lazer na Cidade).
Nesse mês de setembro, em que é comemorado o Combate ao Suicídio e Depressão, os núcleos do PELC estão desenvolvendo ações especiais que visam mostrar a importância e os benefícios do esporte na vida das pessoas.
No próximo sábado, 14, as atividades terão início às 08h30 no núcleo da CESP, com aulas de funcional, yoga, natação, hidroginástica, futebol e demais modalidades, até às 11h30, oferecidos gratuitamente à população, que é convidada a vestir uma peça de roupa amarela em alusão a campanha de prevenção que está em andamento por todo Brasil.
O evento também contará com a participação de profissionais da área da Saúde e uma palestra com a presença de psicólogos que abordarão o tema ‘Suicídio, depressão e suas formas de prevenção’.
“O esporte pode transformar vidas, é uma saída para pessoas que estão depressivas. No esporte, além da prática de exercícios nós encontramos amigos e disposição para viver bem e melhor. A Secretaria de Esportes está a cada dia mais empenhada nesse projeto de inserção das atividades esportivas na vida das pessoas”, comentou o secretário de Esportes, Humberto Cáfaro.