sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

“Pedalando” uni-se ao Dia de Combate a Dengue

A 2ª edição do passeio ciclístico “Pedalando Fernandópolis”, promovido pela Prefeitura, através da Diretoria Municipal de Esportes, vai se unir com a Equipe Municipal de Controle de Vetores para promover…

A 2ª edição do passeio ciclístico “Pedalando Fernandópolis”, promovido pela Prefeitura, através da Diretoria Municipal de Esportes, vai se unir com a Equipe Municipal de Controle de Vetores para promover o Dia D, o dia nacional de combate a dengue, realizado todos os anos, sempre no último final de semana de novembro.

Os agentes da Equipe de Controle de Vetores distribuirão panfletos informativos sobre a doença em vários pontos do centro da cidade fazendo assim uma mobilização no combate a dengue e durante a largada e a chegada do passeio ciclístico, que partirá na manhã desse domingo, dia 25 de novembro, às 8h, da Praça da Liberdade, localizada na Avenida Líbero de Almeida Silvares, em frente à Concessionária da Volkswagen. A união das duas promoções da Prefeitura tem como objetivo, incentivar a prática de esportes e mobilizar e conscientizar a população no combate a dengue.

O percurso do 2º Pedalando Fernandópolis terá cinco quilômetros, passando por vários pontos da cidade até chegar novamente ao local da concentração. As inscrições podem ser feitas, com a doação de um litro de leite longa vida, na Diretoria Municipal de Esportes, Rua São Paulo, 1680, 3º andar – centro, das 8h às 17h, ou ainda uma hora antes do evento.

No final do passeio serão sorteadas 15 bicicletas oferecidas pelas empresas: Sgotti, Bola Viva, Bicicletaria Monark, Fernanvél, Poly Sport, Ki-Sol Piscinas, Rossafa Veículos, Secol, Carioca Estamparia, Bazar Sol de Verão do CDHU, Wizard Escola de Idiomas, Unicastelo, Ferro Velho São Paulo e pelo presidente da Câmara de Vereadores Ademir de Jesus Almeida e pelo deputado federal Julio Semeghini.

O coordenador da Equipe Municipal de Controle de Vetores Jéferson Efrem Moreira dos Santos, lembra ainda que os cuidados adotados na prevenção da dengue deve se estender durante o ano todo e não somente no período de campanha.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegpty, os sintomas da doença são febre alta, dores de cabeça, dores musculares, dores nos olhos, náuseas, manchas vermelhas por todo o corpo, dores nas juntas, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramentos das gengivas e do nariz. Sentindo dois ou mais desses sintomas procure o postinho de saúde mais próximo de sua casa.

Confira algumas dicas para combater a dengue:

Limpe seu quintal periodicamente, recolhendo tudo que acumule água como, por exemplo: garrafas, copos descartáveis, copinhos de iogurte, pneus, brinquedos velhos, latas, cascas de coco, bandejas de ovos etc;

Lave duas vezes por semana com água e sabão bebedouros de animais;

Coloque em sacos plásticos todos os materiais recicláveis;

Limpe também as calhas para que a água não fique parada;

Mantenha bem tampadas as caixas d’água, cisternas, tambores e outros depósitos de água;

Em ralos comuns e pluviais coloque meio copo de água sanitária semanalmente.

Notícias relacionadas