

Os motoristas que utilizam as rodovias do Noroeste Paulista devem preparar o bolso para um aumento nas tarifas de pedágio. A partir da meia-noite desta sexta-feira, 1º de maio de 2026, os valores cobrados nas praças administradas pela concessionária Ecovias Noroeste Paulista passarão por um reajuste de 4,11%. O aumento foi autorizado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e tem como base a inflação oficial do país medida pelo IPCA.

Com a atualização, os preços para carros de passeio variam conforme a localização da praça. O valor mais alto será registrado em Araraquara, na rodovia SP-310, onde a tarifa sobe para R$ 22,80. Outros pontos importantes também terão novos preços, como Catiguá (R$ 19,80), Jaboticabal (R$ 17,60) e Agulha (R$ 13,80). Já a tarifa mais barata para automóveis será em Itápolis, na SP-333, custando R$ 9,70. Para os motociclistas, a regra de pagar metade do valor dos carros continua valendo, com taxas que variam entre R$ 3,90 e R$ 11,40.
Apesar do aumento, o sistema oferece alternativas para reduzir os custos. Quem utiliza a TAG de pagamento automático garante um desconto fixo de 5% em cada passagem. Além disso, para quem viaja com muita frequência pelo mesmo trecho, existe o Desconto Usuário Frequente (DUF), que reduz o preço progressivamente ao longo do mês. Em Araraquara, por exemplo, a partir da trigésima passagem no mesmo sentido, o valor pode cair drasticamente para pouco mais de um real, representando uma economia superior a 90%.
O reajuste também se aplica ao sistema “Free Flow”, a tecnologia de cobrança eletrônica sem cancelas que já funciona em cidades como Dobrada, Taiúva, Jaboticabal e Itápolis. Nesses locais, os motoristas que não possuem a TAG devem ficar atentos para realizar o pagamento em até 30 dias por meio dos canais digitais da concessionária, evitando multas. O aumento anual está previsto nos contratos de concessão e visa manter o equilíbrio financeiro das rodovias estaduais.







