Votuporanga sediará o Campeonato Paulista de Karatê, a mais importante competição do calendário oficial, uma seletiva para o Campeonato Brasileiro e que habilitará os campeões e vices para integrarem a Seleção Brasileira, na disputa do Mundial que deverá acontecer na Sicilia, na Itália.
O acerto final aconteceu na última segunda-feira (18), no gabinete, entre o prefeito Junior Marão, o secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo Mineiro, o presidente da Federação de Karatê Paulista, Marcio Fuscaldo, o sensei Adebaur Borges e o diretor de eventos da Federação, Roberto Fuscaldo. O evento será dia 15 de maio, no ginásio do Complexo Mário Covas.
De acordo com Junior Marão, “o karatê é um dos nossos esportes que mais prêmios obtêm nas competições oficiais, razão pela qual concordamos de imediato em sediar o Campeonato Paulista, até numa forma de retribuir aos caratecas votuporanguenses toda a dedicação que eles têm demonstrado”, afirma. “De fato, o karatê votuporanguense tem sido destaque em todos os campeonatos dos quais participa, sempre trazendo muitas medalhas, principalmente de ouro”, confirma Mineiro.
O presidente da FPK, Márcio Fuscaldo, informou que “o evento em Votuporanga será um verdadeiro show, com direito ao tatame central suspenso a uma altura superior a 1 metro e efeitos de luz e som, seguindo uma tendência mundial nas grandes disputas principais”, revela. Ainda de acordo com o dirigente, “com certeza, estarão aqui os melhores atletas do Brasil, já que a vitória em Votuporanga significará para eles o carimbo no passaporte para o Brasileiro e para o Mundial”, finaliza.
O experiente carateca e instrutor da Secretaria de Esportes e Lazer, Adebaur Borges, destaca ainda outro atrativo para elevar ainda mais o nível da competição. “Vencer em Votuporanga é garantir a Bolsa Atleta, uma ajuda de custo mensal dada pelo Governo Federal, no valor de R$ 2.500,00”, informa. Borges revela que “estarão em Votuporanga, cerca de 500 competidores de todo o Estado, a partir dos 5 anos de idade até a categoria Máster, que vão se enfrentar nas modalidades Luta Individual e Katá Individual, sendo que no Juvenil, ainda teremos as mesmas modalidades por equipe”, conclui.
Open de Mendonça
Confirmando o alto nível do karatê praticado nas escolinhas de base de Votuporanga, a equipe da SEL/Hidrolee/Unifev/Facchini conquistou 24 medalhas no 1° Open de Mendonça, realizado no último domingo (17). Foram 12 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze, com destaque, mais uma vez, para Nick Pavani, com duas medalhas de ouro.
Veja o quadro de medalhas:
Ouro: Caíque Ferrarezi, Leonardo Dias, Lucas Viviani, José Gabriel, Caio Velho, Nick Pavani, Adam Pavani, André Luís Silva, Bianca Medalha, Keily P. da Silva e Sensei Cléo; Prata para Lucas Viviani, Roger Alves e Letícia Viviani (esta com 2 medalhas); e, por fim, Bronze para Mateus H. de Bessa, Gabriel Murari, Rodrigo Honda, José G. da Silva, Caio Velho, Celso Júnior, Bianca Rinaldi e Marcelo Miziara de Castro.