O pastor Pio de Carvalho, líder da Igreja Comunhão Cristã Abba, afirmou durante uma pregação que o autismo “não existe” e associou o transtorno a uma “obra do maligno”. Durante sua fala, ele relatou uma suposta conversa com uma profissional que trabalha com crianças autistas, ironizando o conhecimento dela e questionando a existência do transtorno.
“Meu avô morreu com 94 anos e nunca ouviu isso”, comentou Pio de Carvalho, sugerindo que o autismo seria uma invenção recente e desconsiderando o embasamento científico por trás do diagnóstico e tratamento do espectro autista.
“Ela me contou que fez a ‘pós da pós, da pós da pós, da pós da pós’”, disse o pastor durante o discurso negacionista, ironizando os estudos sobre a condição, indicando que a fiel teria mencionado sua diplomação para comprovar sua especialidade na área.
O pastor também sugeriu que a solução para o autismo seria espiritual, incitando professores a orarem pelas crianças para “expulsar o espírito maligno”. “Põe a mão na cabeça dela e diz: ‘Eu te abençoo em nome de Jesus Cristo. Espírito maligno, sai dele agora’”, afirmou o líder religioso, sugerindo que algumas crianças teriam mostrado melhora após três meses de orações.