No dia 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou passeata com a participação das Secretarias Municipais Saúde, Educação, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Administração e Comunicação, Polícia Militar, entidades assistenciais, Organizações da Sociedade Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), CRAS, CREAS, Casa de Apoio ao Migrante, escolas da rede municipal e da comunidade.
O grande público se reuniu na Praça João Mariano de Freitas e passou pelas principais avenidas e ruas da cidade, com o objetivo de mobilizar a sociedade jalesense em defesa de crianças e jovens. Além da passeata, entre as ações realizadas durante a campanha, estão a veiculação de entrevistas radiofônicas, concedidas pela secretária Pérola Maria Fonseca Cardoso, e diversos trabalhos de orientação, principalmente voltados às crianças.
A ação fez parte da campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil chamando atenção para o problema que afeta a sociedade em todo o Brasil.
Durante o percurso, que recebeu apoio da Polícia Militar, percorrendo as avenidas Francisco Jalles e João Amadeu e as ruas 11 e 8, foi ressaltado que o dia 18 de maio foi escolhido devido ao episódio do “Caso Araceli”. Araceli era o nome de uma jovem garotinha de apenas 8 anos de idade, moradora em Vitória (ES), que teve todos os seus direitos violados, foi raptada de sua família, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O bárbaro crime até hoje segue impune.
“Para impedir que atos como este se repitam, a Prefeitura, através dos órgãos municipais mobilizou a cidade para sensibilizar, informar, e convocar pais, alunos e professores a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e dos adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual e queremos transmitir essa mensagem para toda a sociedade. Agradeço a todos que participaram deste dia importante e que possamos falar não só hoje, mas todos os dias, em casa, no trabalho, na roda de amigos sobre este problema seríssimo que envolve nossas crianças que têm os seus direitos e precisam ser respeitados”, ressaltou Pérola, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
A vice-prefeita Marynilda Cavenaghi também prestigiou a passeata e fez um alerta “que todos estejam atentos ao comportamento das crianças e não fiquem de boca fechada. Vamos vestir mais vezes essa camiseta e não se esquecer deste dia marcante. Vamos proteger nossas crianças”.
Durante o evento, alunos do 5º ano B da E.M. Profº João Arnaldo Avelhaneda leram o poema “Criança em Primeiro Lugar”, de Germilson Bentes Cruz, e os alunos do 4º ano B e dos 5º anos cantaram a música “Nisso e Naquilo”. Também participaram da passeata alunos da E.M. Profª Maria Olympia Braga Sobrinho, E.M. Profº Alberto Gandur, E.M. Profº João Arnaldo Andreu Avelhaneda, E.M. Profª Iracema Pinheiro Candeo Lola e E.M. Profª Eljácia Moreira.
É importante ressaltar que o município conta com uma rede de proteção à criança e ao adolescente e as pessoas podem denunciar os abusos e a exploração sexual através do Disque 100, Conselho Tutelar (17 99646-6031), Polícia Civil (17 3632-3366) ou Polícia Militar (17 3632-1710). A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima. A pessoa também pode ir até o Conselho Tutelar ou em uma Delegacia de Polícia e expor o crime para posterior investigação.