O passageiro impaciente que subiu na asa de um avião no começo da semana no aeroporto de Málaga, na Espanha, pediu desculpas pelo incidente e o atribuiu a um “ataque de claustrofobia”.
“Estou envergonhado”, disse o polonês Romuald Graczyk, de 57 anos, à imprensa espanhola. “Foi um erro. Eu não tinha compromissos nem estava atrasado. Eu não sei o que me deu. Tive um pouco de claustrofobia.”
O incidente ocorreu no primeiro dia do ano, 30 minutos após o pouso. O avião vinha do aeroporto de Stansted, em Londres, e já estava atrasado quase uma hora.
Fernando del Valle Villalobos, passageiro que filmou o incidente, disse que o homem afirmou várias vezes que estava “cansado” de esperar.
Ele disse que os passageiros estavam de pé no corredor, esperando para descer, quando o homem “muito calmamente pediu permissão para passar”, abriu a porta de emergência e saiu, dizendo que iria descer “pela asa”.
O polonês foi convencido pela tripulação a voltar ao avião, enquanto a polícia era chamada.
Mais tarde, o capitão perguntou a Graczyk por que motivo ele havia feito aquilo, colocando a própria vida em risco, e ele explicou que estava “cansado” de esperar.
Os passageiros ainda tiveram que esperar mais 15 minutos antes de descer.
A polícia abriu uma queixa contra o polonês por quebrar procedimento de segurança. Ele terá de pagar uma multa de £ 40 mil (cerca de R$ 156 mil).
Graczyk, que mora na Espanha, estava na Inglaterra visitando parentes.
A empresa Ryanair disse que o incidente está sendo tratado pelas autoridades espanholas.