O prefeito Humberto Parini e a secretária municipal de Educação, professora Elida Barison, reuniram-se com diretores e professores da rede estadual, vereadores e demais interessados no assunto, para explicar como andam as discussões com o governo estadual visando a municipalização do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries no Município de Jales.
Parini afirmou que processo de municipalização se concretize, todos os direitos desses funcionários e professores efetivos serão preservados.
Atualmente, a rede municipal conta com 2.200 alunos e 95 professores efetivos, distribuídos por 5 escolas municipais. O município poderá enfrentar dificuldades ainda maiores nos próximos anos, em virtude da implantação do ensino obrigatório para crianças a partir dos quatro anos.
Quanto ao número de alunos da rede estadual, verificou-se em Jales, a exemplo de todo o Estado de São Paulo, uma diminuição natural nos últimos anos, com grandes perspectivas de se acentuar em 2010.
A rede estadual possui, atualmente, 965 alunos no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, distribuídos por 44 classes.
Para 2010, a previsão é de que esses números sejam menores ainda: 752 alunos e 29 classes, uma diminuição de 213 alunos e 15 classes.
A proposta de municipalização apresentada pelo governo estadual inclui a absorção, pelo Município, dos diretores e professores efetivos.
Inclui também a doação, para o Município, dos prédios das escolas estaduais, incluindo mobiliário e equipamentos.
O prefeito Parini confirmou o impasse e argumentou que a doação, pelo Estado, de todos os prédios, incluindo o DOC, seria importante para que a Prefeitura, no futuro, pudesse desenvolver todos os seus projetos na área da Educação. O prefeito deixou claro, no entanto, sua preocupação com a parcela de professores que poderão ser prejudicados se não houver a municipalização.
A professora Marlene Jacomassi, dirigente regional de Ensino, enfatizou que a municipalização é um processo natural, tendo em vista o esvaziamento das escolas estaduais de Ensino Fundamental.
Ela também registrou e agradeceu a disposição da Prefeitura de Jales em ouvir os anseios dos professores, ressaltando que a oportunidade de se realizar uma reunião com todos os atores envolvidos foi uma iniciativa democrática do prefeito Humberto Parini e da secretária Elida Barison, uma abertura ao diálogo que não se verificou em muitos outros municípios, onde a municipalização ou a não-municipalização foi decidida sem consulta aos principais envolvidos, professores, diretores e funcionários.