Na última sexta-feira, dia 30, o prefeito Humberto Parini assinou o convênio para a liberação de recursos para a execução do Programa Segundo Tempo em Jales. Para isso, o Ministério do Esporte liberou R$ 93.104,00 e todo o material esportivo para o programa e a Prefeitura, como contrapartida, irá disponibilizar os coordenadores do programa.
A finalidade do Programa Segundo Tempo é promover a formação física, moral e mental das crianças e adolescentes através de práticas esportivas e de educação física, proporcionando-lhes, no contra-turno escolar, uma alternativa para adquirir uma melhor qualidade de vida.
Serão atendidas 1000 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, em 5 núcleos espalhados pela cidade: Ginásio Poli esportivo Waldemar Lopes Ferraz, Escola Municipal Profª. Eljácia Moreira, Complexo Esportivo do Jardim Paraíso, Escola Municipal Profª. Jacira de Carvalho e Escola Municipal Profª. Maria Olympia Braga Sobrinho.
Para o prefeito Humberto Parini, este projeto vem de encontro às necessidades sociais e esportivas da criança e do adolescente. “Jales não poderia ficar de fora deste importante programa do governo federal”, afirmou.
Conjuntura
Pesquisa realizada pela Prefeitura constatou a existência de 900 a 1100 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, tanto na zona rural, como na zona urbana. Na sua maioria são filhos de trabalhadores da agricultura, agropecuária e comércio. Os pais trabalham o dia todo e têm recorrido aos programas sociais, tornando-se a única opção para essas famílias suprirem suas necessidades básicas.
Assim, torna-se muito difícil a situação dessa população, onde as crianças e adolescentes não têm ocupação e acabam ficando o tempo todo na ociosidade. O problema é tão grave que vem preocupando os órgãos responsáveis pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente do município, onde é cada vez maior o número de estudantes ociosos, nas ruas, no período extra-escolar.
A Prefeitura decidiu investir no Projeto Segundo Tempo pela diversificação das atividades esportivas, com o objetivo de ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes no período extra-escolar, tirando os mesmos das ruas, oferecendo atividades físicas, de lazer e esportivas, fundamentadas em princípios sócio-educativos, morais e cívicos para a integração social e a formação da cidadania.
Os direitos e deveres do programa Segundo Tempo estão garantidos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), artigo 4º, com o intuito de suprir ou amenizar as possíveis faltas acarretadas na vida escolar, social ou familiar dos atendidos tratando-se de crianças e adolescentes excluídos, que necessitam ser protegidos e socializados, filhos de pais que trabalham fora o dia todo ou famílias em situação de risco pessoal e social.