quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Paranaibense conquista medalha de bronze na Olimpíada de Matemática

Maisa Geretti Timpurim Silva, ex-aluna da Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) 2007, no nível…

Maisa Geretti Timpurim Silva, ex-aluna da Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) 2007, no nível três, para estudantes do ensino médio. A estudante vai receber a medalha das mãos do governador André Puccinelli, na próxima sexta-feira, em Campo Grande, a partir das 15h, na sala Germano de Barros, do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. No evento serão premiados 17 estudantes das escolas estaduais da capital e do interior.

Maisa, de 17 anos, concluiu o ensino médio em 2007 e atualmente é aluna ouvinte do cursinho pré-vestibular da Escola Objetivo. Ela pretende ingressar na faculdade de engenharia mecânica. A jovem disse que foi muito bom participar das olimpíadas e conquistar uma medalha. “É muito importante as pessoas perceberem que o evento é sério, que realmente eles estão investindo mais em educação, principalmente para quem gosta de matemática da área de exatas, estão acontecendo incentivos”, falou.

A estudante disse que foi bom fazer parte da realização e mostrar para a região que é possível conquistar boas colocações. “Apesar do nosso ensino não ser o melhor, é possível. Ganhar uma medalha é realmente gratificante, pois todo o esforço que você fez durante uma vida inteira na escola está sendo realmente recompensado”, destacou.

Segundo Maisa, na primeira fase das Olimpíadas, são 25 questões de múltipla escolha: “é consideravelmente fácil”, explicou. As questões são de assuntos estudados em todo o ensino médio. Ela contou que a segunda fase é um pouco mais difícil e requer muita interpretação de problemas e um discernimento muito grande da matéria.

Maisa revelou que está um pouco nervosa para receber a medalha das mãos do governador, pois não está muito acostumada a participar de solenidades do tipo. “É legal pensar que vão estar reunidas pessoas que tem o mesmo interesse que você: a matemática”, disse. Ela também está contente, pois vai pela primeira vez a Campo Grande. “Vai ser muito bom”, finalizou.

Para Maria Aparecida Eufrásia da Silva (Cidinha), diretora da escola Aracilda, ter uma aluna conquistando uma medalha em uma competição tão importante é muito gratificante. “É motivo de muito orgulho. Sabemos que a educação em todo o país tem que melhorar, mas que Paranaíba tem seus destaques”, disse.

A diretora ressaltou que a conquista não é apenas da escola Aracilda, mas de todo o município. “Quem estará recebendo a medalha é todo o município e a conquista vem coroar o trabalho de todos os educadores de Paranaíba”, concluiu.

Alguns estudantes de Paranaíba receberam Menção Honrosa da Olimpíada: Jhone Victor Rodrigues, Escola Estadual Gustavo Rodrigues da Silva; Bruno Freitas Gomes Yanes, Escola Municipal Capitão Altino Lopes; Weslei Oliveira Lopes, Escola Municipal João Chaves dos Santos; Patrícia Rodrigues Silva, Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa; Bruna Rezende de Oliveira, Escola Estadual José Garcia Leal.

Maisa receberá uma bolsa de iniciação científica de um ano do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Governo Federal. O professor doutor José Antônio Menoni, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Três Lagoas, esteve em Paranaíba no último sábado para iniciar o curso de orientação. Ele vai trabalhar com a estudante através apostilas de exercícios. O professor também vai instruir alguns alunos convidados.

Notícias relacionadas