sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Para 92% dos rio-pretenses, ‘ficha suja’ deveria ser proibido de disputar eleição

Resultado da pesquisa Diário/Vox Populi aponta que 92% dos eleitores são contrários às candidaturas de políticos “ficha suja” em Rio Preto. Apenas 6% do eleitorado acham que os candidatos com…

Resultado da pesquisa Diário/Vox Populi aponta que 92% dos eleitores são contrários às candidaturas de políticos “ficha suja” em Rio Preto. Apenas 6% do eleitorado acham que os candidatos com acusações de atos de corrupção ou compra de votos poderiam participar da eleição sem qualquer tipo de restrição por parte da Justiça Eleitoral. O instituto quis saber qual das opiniões parecia mais com a do eleitor: a primeira opção apresentada foi “algumas pessoas acham que políticos acusados de corrupção ou compra de votos deveriam ser impedidos de se candidatar.” Já a segunda opção apresentada ao eleitorado foi “outras pessoas acham que as acusações de corrupção e compra de votos não são motivos para os políticos serem impedidos de se candidatar.” A maioria dos rio-pretenses (92%) indicou a primeira opção como sendo aquela que representaria a sua própria opinião. Só 2% das pessoas consultadas não souberam ou não responderam ao questionamento.

Tanto entre mulheres e homens, 92% se colocaram contra aqueles que disputam a eleição, mas que possuem algum tipo de investigação judicial. Para 8% dos homens não há restrições aos “ficha suja”, enquanto que para 5% das mulheres não importa o passado do candidato. Entre elas, 3% não souberam responder ao questionamento feito pelo instituto. Os políticos “ficha suja” deveriam ser impedidos de participar da eleição para 98% dos entrevistados que recebem mais de 20 salários mínimos. Esse é o maior índice registrado nos cruzamentos feitos entre os entrevistados em relação ao sexo, idade, escolaridade, religião, raça, atividade econômica e renda familiar. O levantamento aponta ainda que 90% do eleitorado que ganha até um salário são contra a participação dos políticos que possuem acusações. Os entrevistados que ganham entre cinco e dez salários mínimos registraram o mesmo índice contra os políticos que são alvos de investigação: 91%.

Enquanto isso, 10% do eleitorado com menor grau de escolaridade não vêem problema na participação de políticos acusados de irregularidades no processo eleitoral. Entre os entrevistados com nível superior 95% acham que o político acusados de irregularidades não deveria participar da eleição. Outros 9% que não restringem a participação dos candidatos “ficha suja” são de pessoas com idade entre 25 e 29 anos. Para 93% daqueles com mais de 50 anos, o político que responder a processo deveria estar impedido de pedir votos. A pesquisa Diário/Vox Populi foi realizada entre os dias 23 e 24 de agosto. Foram entrevistados 500 eleitores. O levantamento foi registrado no cartório da 125ª Zona Eleitoral.

Notícias relacionadas