O Papa Francisco reiterou seu apelo por uma trégua global durante os Jogos Olímpicos de Paris, que começou oficialmente na próxima sexta-feira (26). O pedido aconteceu neste domingo (21), durante o seu Angelus Dominical no Vaticano.
O líder da Igreja Católica disse que o esporte “possui uma grande força social, capaz de unir pacificamente pessoas de culturas diferentes”.
“Desejo que as Olimpíadas, segundo a antiga tradição, sejam ocasião para estabelecer uma trégua nas guerras, demonstrando uma sincera vontade de paz”, continua.
Em suas palavras, o Papa também manifestou a vontade de que os atletas olímpicos sejam “mensageiros de paz e modelos válidos para os jovens”.
“Oremos pela paz. Não esqueçamos da martirizada Ucrânia, da Palestina, de Israel, de Myanmar e de tantos outros países em guerra. Não esqueçamos que a guerra é uma derrota”, acrescentou.
Na última sexta-feira (19), o Papa celebrou a “Missa pela Paz” de abertura da trégua olímpica na Igreja da Madalena, em Paris. Na ocasião, ele reforçou que o evento é uma oportunidade para “derrubar os preconceitos, para promover a estimativa onde há desprezo e desconfiança, e a amizade onde há ódio”, e que os jogos são “por sua própria natureza, são portadores de paz, não de guerra”.