Nesta quarta-feira (4), o Papa Francisco criticou casais que optam por não terem filhos, preferindo animais de estimação. Em discurso na Indonésia, o pontífice afirmou que essa escolha “não é certa”. “No seu país, as pessoas têm três, quatro ou cinco filhos, esse é um exemplo para todos os países, enquanto alguns preferem ter apenas um gato ou um cachorrinho. Isso não pode dar certo”, disse em tom de brincadeira ao presidente indonésio, que reagiu com risos.
Nas redes sociais, usuários destacaram que a taxa de natalidade na Indonésia, assim como em outras partes do mundo, está em declínio, caindo mais de 50% desde os anos 60, segundo dados do Banco Mundial.
Críticas também apontaram o alto custo de criar filhos nos dias de hoje, sugerindo que essa é uma das razões para a escolha por animais de estimação. “Porque você não precisa pagar a mensalidade dos cães até eles completarem 20 anos”, comentou um internauta.
Durante sua visita de três dias à Indonésia, o Papa Francisco também defendeu o “diálogo inter-religioso” como uma forma de combater o extremismo e a intolerância, temas centrais de sua viagem. Ele ressaltou a importância de eliminar preconceitos e promover um clima de respeito mútuo para enfrentar desafios comuns, como a luta contra o extremismo religioso, que historicamente afeta a Indonésia.