sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Pane desliga radares na região Sul e atrasa 146 vôos

Uma pane no centro de processamento de dados obrigou ontem o Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Área e Controle do Tráfego Aéreo) a desligar o sistema de radar no…

Uma pane no centro de processamento de dados obrigou ontem o Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Área e Controle do Tráfego Aéreo) a desligar o sistema de radar no Sul do país, o que provocou atraso de até 3 horas e 40 minutos em pelo menos 146 vôos comerciais na região.

O controle de vôo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná passou a ser realizado de forma convencional –contatos por rádio entre o piloto e os controladores. A operação é mais lenta do que o sistema com radar. Por precaução, diminui-se o número de aeronaves no espaço aéreo, provocando atraso nos vôos.

“A operação é mais lenta, mas é completamente segura”, disse o coronel-aviador Paullo Esteves, assessor de comunicação social do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Segundo ele, o sistema aéreo brasileiro não registrava um problema semelhante havia 20 anos.

A causa da pane no centro de processamento de dados não tinha sido identificada até o início da noite de ontem, segundo Esteves. A previsão é que o sistema de radar volte a operar na manhã de hoje.

Notícias relacionadas