O Palmeiras segue com a melhor campanha do Paulistão Sicredi. Neste domingo (26) à noite venceu a Ferroviária por 2 a 1, pela 11ª rodada no Allianz Parque e atingiu os 27 pontos, com oito vitórias, três empates e ainda invicto. É líder do Grupo D e também da classificação geral, com um ponto na frente do São Bernardo, a maior surpresa da temporada.
Os dois times vão fazer um dos confrontos das quartas de finais, mas falta definir apenas quem terá a vantagem de mandar o jogo único em casa. Tudo vai depender da última rodada, marcada para o próximo domingo (5), quando o Palmeiras vai enfrentar o Guarani, em Campinas, e o São Bernardo vai receber o Água Santa.
A Ferroviária segue ameaçada pelo rebaixamento, tendo apenas oito pontos. Mas pode escapar da Série A2 desde que vença seu último jogo diante da Inter de Limeira, com 10 pontos, em confronto direto marcado para a Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.
Desde o início do jogo ficou evidente o desenho tático. O Palmeiras com a posse de bola e com pressão em cima da Ferroviária, por sua vez, determinada a evitar o gol e, por isso mesmo, concentrada no sistema de marcação.
O Palmeiras, bem ao seu estilo, não teve pressa de chegar ao gol, apenas mantendo sua força no ataque. As chances foram saindo desde o começo. Aos dois com Endrick, aos oito com Raphael Veiga e com o goleiro Saulo, da Ferroviária, aparecendo bem nas defesas.
Mas o gol saiu somente aos 41 minutos. Raphael Veiga tinha a bola dominada pelo lado direito e fez o levantamento do outro lado, surpreendendo a marcação. Gabriel Menino subiu sozinho e cabeceou bem, no alto e no contrapé de Saulo.
No segundo tempo, esperava-se a Ferroviária mais solta, tentando o empate. Mas o Palmeiras não deu espaço e manteve seu ritmo. O segundo gol aconteceu aos 15 minutos, quando Raphael Veiga recebeu a bola na intermediária, não foi acuado e soltou um chute forte com a perna esquerda. A bola teve um leve desvio e dificultou a defesa do goleiro Saulo, que caiu e não impediu os 2 a 0.
Este segundo gol praticamente definiu a vitória palmeirense, mesmo porque a Ferroviária não esboçou reação. Já parecia focada na última rodada, quando vai definir sua permanência na elite paulista em 2024.
Mas o Palmeiras relaxou demais e sofreu um gol aos 45 minutos. Rafael Costa levantou a bola na área, a defesa não subiu e Matheus Lucas apareceu sozinho para testar no canto direito de Weverton e fechando o placar em 2 a 1.