A pesquisa “O Maior Raio-x do Torcedor”, encomendada pela CNN e Itatiaia e realizada pela Quaest, revelou uma mudança no ranking das torcidas brasileiras.
A torcida do Palmeiras agora é maior do que a do São Paulo, ocupando o terceiro lugar no ranking com 9% dos entrevistados, enquanto os são-paulinos ficaram em quarto lugar com 8%. Essa ultrapassagem pode ser explicada pelo fato de o Palmeiras possuir uma torcida mais nacional do que o São Paulo atualmente.
Em primeiro lugar no ranking está o Flamengo, com 24% das respostas, seguido pelo Corinthians com 18%.
Depois de Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo vem os mineiros Atlético Mineiro e Cruzeiro, que aparecem empatados com 5%.
A dupla mineira está empatada tecnicamente com os vascaínos, que aparecem na sétima posição com 4%. A maior torcida fora do Sudeste, que responde por 42% da população do País, é a do Grêmio, que soma 3% dos torcedores brasileiros, mesma marca do Santos, dividindo a oitava colocação.
O ranking das maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest, é fechado por três clubes de fora do Sudeste: Bahia (2%), Internacional (2%) e Sport (2%).
A pesquisa foi realizada com 6.507 torcedores com idade igual ou superior a 16 anos em 325 cidades brasileiras entre os dias 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiabilidade é de 95%.