segunda, 25 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Palmeiras passa pelo São Bernardo e reencontra Santos na semi

A zebra não chegou à capital. Um dia depois do Audax surpreender o São Paulo em Osasco, o Palmeiras tratou de afastar qualquer possibilidade de vexame e garantiu passagem para…

A zebra não chegou à capital. Um dia depois do Audax surpreender o São Paulo em Osasco, o Palmeiras tratou de afastar qualquer possibilidade de vexame e garantiu passagem para a semifinal do Campeonato Paulista. Na noite desta segunda-feira, a equipe de Cuca derrotou o São Bernardo por 2 a 0, no Allianz Parque e avançou mais uma etapa no Estadual.

Não apenas a zebra foi espantada. O momento ruim e os questionamentos também ficam a segundo plano. A equipe de Cuca se mostra recuperada da queda na Copa Libertadores da América na última semana. São seis jogos de invencibilidade, a confiança de volta e a possibilidade iminente de título pela frente.

Todo este cenário deu-se pela eficiência na bola parada palmeirense, característica também do técnico Cuca e das equipes pelas quais passou. O gol da classificação saiu aos 35min, quando Alecsandro aproveitou cobrança de falta de Egídio para tocar de cabeça para as redes.

Foi o nono gol de Alecsandro, artilheiro do Palmeiras na temporada ao lado de Gabriel Jesus, que retornou ao time titular depois de dois jogos fora por suspensão (Mogi Mirim e River Plate-URU, pela Libertadores) e definiu o placar aos 41min da etapa complementar.

Para brigar diretamente pela vaga na final, um velho-conhecido: o Santos, do meia Lucas Lima, rival do palmeirense até nas redes sociais. O confronto colocará novamente os dois finalistas da Copa do Brasil do ano passado frente a frente e será disputado na Vila Belmiro.

Prass, sempre ele

Diante da pressão extra adquirida após a queda precoce do rival do São Paulo, o Palmeiras entrou disposto a eliminar qualquer chance de surpresa. Logo com poucos segundos de partida, Gabriel Jesus recebeu dentro da área e acabou derrubado.

A arbitragem e o São Bernardo ignoraram o lance; os visitantes fizeram mais do que isso, ultrapassaram qualquer tipo de pressão e ameaçaram a festa no Allianz Parque.

Organizado, o time de Sérgio Soares sustentou-se com um bom trabalho no setor de meio-campo. Os espaços surgiram, e Fernando Prass (pela enésima vez) novamente apareceu.

Aos 18min, Henan aproveitou-se de uma desatenção de Thiago Martins para infiltrar na área completamente livre. A finalização parou no goleiro palmeirense, assim como no minuto 26, quando Lucas Newton ultrapassou Egídio para quase abrir o placar.

Faça-se a luz

As duas oportunidades do São Bernardo silenciaram o Allianz Parque. Até porque a festa planejada pela principal organizada do clube acabou barrada. A arbitragem comandada por Vinícius Furlan paralisou o jogo quase no mesmo instante em que sinalizadores (piscas-piscas) foram acesos.

Foram três minutos de bola parada, mas que em nada melhoraram a apresentação do time de Cuca. Assim como Atlético-MG, o treinador foi salvo pela velha e boa bola parada, arma importante também deste Palmeiras.

Quando o relógio apontava 35min, Egídio cobrou falta na cabeça de Alecsandro, que se antecipou à defesa do São Bernardo para desviar para o gol. O Palmeiras encontrava a luz no fim do túnel no qual se metia diante de um rival perigoso.

Cabeça no lugar, e vitória no placar

A vantagem no marcador permitiu ao Palmeiras especular. A pressão pelo gol não existia, e Cuca trabalhou uma equipe mais paciente. Até demais. O São Bernardo, em desvantagem, adiantou-se em campo e voltou a rondar a área comandada pelo goleiro Fernando Prass.

Ciente do território perdido, Cuca se mexeu. Dudu e Gabriel entraram, e o Palmeiras evitou um maior drama. Melhor postado e sereno – a tranquilidade no estádio contrastava com a dos últimos jogos -, o clube alviverde se sustentou.

Deu até para Róger Guedes estrear e sentir o gosto de atuar no Allianz Parque. O jovem recém-contratado substituiu o aplaudidíssimo Alecsandro e fez a sua parte: deixou Gabriel Jesus na cara do gol para fechar o marcador.

Próximo desafio

Eliminado da Copa Libertadores da América, o Palmeiras se sustenta neste primeiro semestre com o Campeonato Paulista. A semifinal contra o Santos ainda não possui data definida.

A Federação Paulista de Futebol realizará nesta terça, às 11h (de Brasília), o congresso técnico das semifinais, evento no qual decidirá os dias de Santos x Palmeiras e Corinthians x Audax.

Notícias relacionadas