Vice-campeões em 1970, finalistas de 2008 e semifinalistas de 2017 e 2020, Palmeiras e Ponte Preta são duas das equipes mais tradicionais do Estado de São Paulo e fazem o seu primeiro encontro em quartas de final eliminatória em toda história do Campeonato Paulista. Clube mais antigo do Brasil sem jamais interromper suas atividades, quando a Ponte Preta retorna à elite estadual -havia disputado duas edições da LAF na década de 20-, em 1951, o Palmeiras já ostentava 12 conquistas. Desde então, foram quase 100 confrontos, alguns bastante importantes.
Menos de 15 dias depois da conquista do Mundial de 1951 pelo Palmeiras, pontepretanos e palmeirenses se enfrentavam pela primeira vez na história do Paulistão com vitória surpreendente da debutante equipe de Campinas: 3 a 1. Desde então, são 91 jogos com 44 vitórias do Palmeiras, 20 da Ponte Preta e 27 empates, com 141 gols palmeirenses e 93 pontepretanos. Apesar da ampla vantagem da equipe da capital, o artilheiro do confronto defendeu as cores do time do interior: Dicá, com 8 gols.
Considerado o maior jogador da história da Ponte Preta, Dicá era o principal nome da equipe que conquistou o vice-campeonato no Paulistão de 1970, ao lado do Palmeiras, já que não havia critérios de desempate à época. Nos confrontos diretos, dois empates sem gols, o que facilitou a vida do São Paulo, campeão daquele ano.
Decisões no Século XXI
Quase 40 anos depois -com o Palmeiras já dono de 21 taças estaduais e a Ponte Preta com cinco vice-campeonatos- as equipes se encontraram no ápice do confronto: a decisão do título estadual de 2008. Após vitória por 1 a 0 em Campinas, o time alviverde não teve dificuldades em casa e venceu por 5 a 0 para conquistar a 22ª taça de sua história no Campeonato Paulista, enquanto o time de Campinas amargou o seu quinto vice estadual.
Em 2017 e 2020, os confrontos foram nas semifinais e com desfechos diferentes. No primeiro ano a Ponte Preta surpreendeu ao vencer no Moisés Lucarelli por 3 a 0 no jogo de ida e ficou com a vaga mesmo com a derrota por 1 a 0, no Allianz Parque, na volta. Na decisão, diante do Corinthians, a Ponte somou o seu sétimo vice-campeonato paulista. Já em 2020, veio o troco palmeirense. Em jogo único na casa palmeirense, a vitória simples deu a vaga ao time que conquistaria mais tarde a 23ª taça estadual.
Palmeiras e Ponte Preta se enfrentam neste sábado (16), às 18h na Arena Barueri, em Barueri. Dono da melhor campanha na primeira fase, os palmeirenses têm a vantagem do mando de campo, mas em caso de empate a decisão do vencedor se dará nos pênaltis. A transmissão da partida será no canal da Cazé TV e Paulistão Play.