Os fãs de carteirinha do grupo “Palhaços de Plantão” podem comemorar.Um novo espetáculo está sendo preparado pelos membros do grupo e será encenado para a população de Fernandópolis.
No próximo dia 23 de outubro, quinta-feira, às 17h, na Praça da Matriz, os palhaços irão apresentar ao público um ensaio aberto da peça “De médico e louco todo mundo tem um pouco”que faz parte do projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura.O espetáculo completo será apresentado a partir de janeiro de 2015.
“Nosso grupo busca aprimorar o processo para poder caminhar com consciência em busca de um espetáculo que está sendo construído com bastante cuidado”, afirma o coordenador do grupo, Rafael Guerra de Aquino.
O ESPETÁCULO
Quatro besteirologistas dos Palhaços de Plantão chegam na cidade para realizar exames afim de avaliar a saúde das pessoas e discutir de que maneira cuidam da própria saúde.
O espetáculo pretende discutir a relação do indivíduo com a própria saúde e a visão desta como mercadoria. Acredita-se que a linguagem do palhaço tem uma potencialidade ímpar na relação com o espectador, já que o palhaço, de acordo com Lequoc, “não interpreta, ele é”.
Essa relação engraçada e verdadeira serve de alimento para o desenvolvimento do ator, na relação arquetípica com o palhaço e na própria conexão com si mesmo e com o público. A rua é o lugar de todos e de ninguém, o acesso é ilimitado e a relação verdadeira e espontânea, exigindo do ator prontidão e atenção.
O grupo utilizará a figura do palhaço e sua verdade intrínseca e dessa maneira, no processo de preparação dos atores, proporcionará o descobrimento e desenvolvimento do próprio palhaço, seus defeitos, qualidades e especialmente “ridicularidades”. Assim, a direção, elenco e equipe técnica, ao se lançar nessa empreitada, tem duplo objetivo: resgatar a verdade do jogo palhacesco e discutir a relação da arte e do público na medida em que busca uma aproximação com o cotidiano.
Texto e Direção: Rafael de Aquino
Assistência de Direção: Luis Rao
Trilha Sonora: Rafael de Aquino, Luis Rao e Tito
Figurino: Álvaro Rovares
Cenografia: Rafael de Aquino e Silvio da Cunha
Adereços: Silvio da Cunha
Maquiagem: Luis Rao
Produção Geral: Palhaços de Plantão I Arte, Educação e Saúde
Elenco
Camila Ayarroyo ……………………………………………. Dra. Cults Mara
Juliana Tarocco …………………………………………….. Dra. Juriscreide
Luis Rao ………………………………………………………. Dr. Lelé
Rafael de Aquino …………………………………………… Dr. Ferrugem
O PROJETO “ADEMAR GUERRA”
O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas.
A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural destas cidades.