O Conselho Afro de Fernandópolis, em parceria com a Prefeitura, realiza a partir desta sexta-feira, dia 18, uma série de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
A programação é composta por palestras sobre a temática negra e a intolerância religiosa, debates e uma roda de capoeira.
A abertura das atividades será realizada na Câmara Municipal, às 19h30, com uma palestra da presidente da ONG Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres, Cláudia Patrícia Luna, com o tema “Desafios e perspectivas para as garantias e implementação de políticas e direitos para redução das desigualdades”.
Logo em seguida será apresentada a palestra “Intolerância religiosa em relação às Tradições de Matrizes Africanas, o racismo e as demais formas de preconceito como violação dos direitos humanos: um olhar de dentro”. A apresentação será do coordenador do projeto Conversa de Terreiro, o professor Dr. Sidnei Barreto Nogueira.
No sábado, dia 19, a programação continua com uma roda de capoeira, apresentação do grupo Navalha de Ouro – liderado pelo mestre Jamaika, marcada para as 9h, na Praça Joaquim Antonio Pereira, no Centro de Fernandópolis.
Às 13h30, na Avenida Amadeu Bizelli, 508, no bairro Santa Helena, será realizada uma roda de conversa sob a coordenação de Lyalorisá Maristela D`Osun, do CCRIAS-CARÊÔ “Comunidade das Águas que se Renovam”.