sábado, 9 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Palestras de orientação contra o fumo

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em virtude desta data, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul promoverá, de 28 de…

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em virtude desta data, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul promoverá, de 28 de agosto a 15 de setembro, palestras com o tema Tabaco: mortal em todas as suas formas e disfarces. Funcionários das Unidades de Saúde e assistentes sociais esclarecerão sobre as doenças e danos causados pelo cigarro, como evitá-los e a prevenção do tabagismo.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para o fato de os produtos derivados do tabaco em todas as suas formas (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de palha, de cravo, de Bali, mascado, etc) e disfarçados (suaves, baixos teores, menta, chocolate, etc), serem igualmente prejudiciais à saúde.

A orientação é muito importante para conscientização dos diversos males que o tabaco causa ao organismo. Entre as doenças mais freqüentes estão o enfarto; doenças pulmonares como edema, pneumonia, enfizema e bronquite; doença cerebrovascular; doença vascular; úlcera; impotência sexual masculina e câncer de boca, laringe, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado.

Nas mulheres, o tabaco dobra a probabilidade de câncer de mama e aumenta cinco vezes o risco de câncer de colo de útero. Em gestantes, o tabaco aumenta o risco de aborto espontâneo em 70%, a chance de perder o bebê próximo ou depois do parto em 30%, o risco do bebê nascer prematuro em 40% e de nascer abaixo do peso em 200%.

Dados estatísticos mostram que, no Brasil, existem 11,2 milhões de mulheres fumantes e 16,7 milhões de homens. Anualmente, 200 mil pessoas morrem em decorrência de doenças provocadas pelo tabaco, sendo 23 mil por dia.

As palestras serão feitas nas escolas, Projeto Renascer, C.R.A., Expresso Itamarati e Pastoral da Saúde.

Notícias relacionadas