A Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de Meio Ambiente, promoveu, recentemente, palestras, denominadas: “Óleo de cozinha usado, se transforma em Biodiesel”. O referido tema foi proferido aos alunos do ensino fundamental da escola estadual Profº Cícero Usbertí e a todas as salas da EMEF “Vicente Santoro”.
Na oportunidade, a palestrante Adriana Melo, diretora da empresa ADN Biodiesel, realizou uma explanação de aproximadamente 20 minutos, na qual perguntas ou dúvidas dos alunos sobre o tema foram sanadas.
O assessor municipal de meio ambiente, Dr. Paiva, e a engenheira ambiental Patrícia Lucon, também proferiram orientações aos jovens. De acordo com Paiva, “é de suma importância que o óleo tenha um tratamento adequado, pois quando descartado de forma incorreta pode prejudicar o meio ambiente, poluindo a água”.
Ainda segundo suas explicações, a educação ambiental nas escolas de rede estadual
e municipal, visa fortalecer a ideia de reaproveitamento do óleo de cozinha usado nas residências em biodiesel, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Durante as palestras, o Departamento de Meio Ambiente entregou à direção das escolas bombonas para armazenamento do óleo de cozinha em pets, além de panfletos e banners, em alusão ao programa municipal, o qual já coletou cerca de 4.600 litros de óleo usado entre os anos de 2010 e 2012. O material é destinado adequadamente para uma empresa de reaproveitamento desse resíduo em biodiesel.
Atualmente, as duas escolas aderiram ao programa em questão e servirão de ponto de coleta de óleo para os alunos. Vale lembrar, que o Departamento Municipal já é um “eco ponto” e atende toda a comunidade.
Conforme suas diretrizes, o programa proporciona a troca de 2 litros de óleo residual por um frasco de detergente, reduzindo o impacto ambiental do resíduo que ainda é despejado indiscriminadamente.