Cerca de 20 citricultores de vários bairros rurais de Valentim Gentil participaram de uma palestra sobre metas de controle de Greening, doença que afeta os laranjais.
A promoção foi da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) em parceira com a Prefeitura. O evento ocorreu na sede da CATI, na noite da última quinta-feira, dia 10 de fevereiro.
Na ocasião, Odair Crepaldi, engenheiro agrônomo da Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), falou sobre o Greening, doença a qual afeta os pomares, que sofrem com frutos defeituosos.
Ainda de acordo com o agrônomo, o resultado é a quebra na safra da laranja, o que ameaça os pomares paulistas. “A participação dos produtores presentes na palestra foi muito boa”, ressaltou Odair.
Atualmente, em Valentim Gentil, o cultivo da laranja é encontrado em 30 propriedades rurais em 280 mil pés, onde são produzidos em média 2,5 caixas de laranja por planta.
O Greening é uma doença causada por bactérias que habitam o floema. A doença chegou aos pomares de São Paulo em 2004 onde existem 6 milhões de plantas a serem erradicadas.
Para Crepaldi, o Greening é uma das piores doenças de citrus. “Ela não tem cura”, alertou. A doença desenvolve sintomas gerais de deficiência na planta levando à diminuição da produção de frutas, folhas e flores.