Na noite da última quinta-feira, dia 1º, a vizinha cidade de Meridiano recepcionou o juiz Evandro Pelarin com um grande público, o qual lotou as dependências do Centro Comunitário, para assistir a uma palestra proferida pelo magistrado. Na oportunidade, Pelarin foi recebido pelo prefeito José Torrente, que agradeceu à população presente e abriu o evento falando da importância da palestra para a sociedade. As informações são do Diário Regional.
O convite para Pelarin partiu da unidade do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município e teve como público alvo, profissionais das áreas da Saúde, Educação e a família, num contexto geral. Alunos do curso de Serviço Social da Unicastelo, campus Fernandópolis estiveram presentes em atividade complementar à grade de ensino.
Pelarin abordou o tema ligado à educação de crianças e adolescentes, dividindo o contexto em três tópicos principais: A família, a escola e as ruas. Falando de forma simples e clara, o magistrado apresentou ao público a visão da Justiça perante o desfio de se educar crianças e jovens nos dias atuais, os principais problemas, as dúvidas e os limites de cada um na formação do jovem.
Deve haver o respeito ao professor e ao ambiente escolar. Nós, os pais, devemos cobrar da escola apenas a aplicação da disciplina, a educação de cada um deve vir de berço. Por isso, as crianças e jovens devem saber que quem manda na escola são os professores, diretores e funcionários. Não podemos aceitar mais que alunos quebrem carteiras, sujem as paredes ou agridam professores e funcionários, tem que haver disciplina e isso só conseguimos com hierarquia. Os pais não devem passar a mão na cabeça dos filhos sempre que eles reclamarem de algo. É preciso delegar poder aos professores, diretores e funcionários das escolas”, disse o magistrado em entrevista.