O pais de Wesley Douglas Pereira Barbosa, que se suicidou com 23 anos com um lençol dentro da cela 11,na Cadeia de Jales, em março de 2012, ingressaram com uma ação de indenização por morte contra a Fazenda do Estado de São Paulo.
Os valores inseridos na ação, subscrita pelo advogado Henri Dias, rogam R$ 500 mil.
O drama de Wesley Douglas começou quando foi preso por lesão corporal, mas , ficou em regime fechado, quando a decisão judicial determinou a internação em ambulatório psiquiátrico. Muitos como em um manicômio judiciário, mas foram mandados para a cadeia.
Na outra vertente, um estudo do Núcleo de Estudos da Violência da USP que mostra que muitos dos presos como traficantes no Estado de São Paulo eram de baixa periculosidade. E que apesar disso, nove entre dez acusados responderam ao processo todo na prisão.
“Embora mais da metade das condenações fosse inferior a quatro anos de reclusão, requisito para o juiz conceder substituição por penas alternativas, isso só ocorria em 5% dos casos. Prisões existem para afastar criminosos violentos do convívio social. Encher cárceres de dependentes e pequenos traficantes, onde ficarão sob o jugo de facínoras e em condições subumanas, não é o modo mais eficiente de deter o crime”, conclui.o estudo.