quarta, 19 de março de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

“Pai” de programa para limpar nome dos brasileiros, Ciro Gomes entra no Serasa

Ciro Gomes (PDT), que tentou se apresentar como “pai” do nome limpo, foi incluído no cadastro de inadimplentes do Serasa por descumprir ordem judicial. Ele foi condenado a pagar os…

Ciro Gomes (PDT), que tentou se apresentar como “pai” do nome limpo, foi incluído no cadastro de inadimplentes do Serasa por descumprir ordem judicial. Ele foi condenado a pagar os custos de um processo após perder ação por danos morais.

Seu nome passou a constar no Serasa em 28 de fevereiro deste ano. Foi ele mesmo quem processou o escritor e colunista de economia Felippe da Silva Hermes, que publicou um artigo no site BlockTrends, em 2021, com o título: “Das ideias malucas do Ciro Gomes que vão acabar fazendo o país ir parar no SPC [Serviço de Proteção ao Crédito]”.

Na ação, Ciro afirmou que o texto apresentava “conteúdo técnico e não acessível para grande parte da população” e que o título geraria um “compartilhamento massivo apenas do título do artigo”. Para o pedetista, o conteúdo tinha “a finalidade única de desabonar sua imagem”.

YouTube video

A 10ª Vara Cível de Porto Alegre (RS) rejeitou seu pedido de indenização e o condenou a pagar as custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor atualizado da causa, com correção monetária. Ciro não recorreu da decisão e não quitou a dívida, que é de cerca de R$ 1.000.

“A parte autora, por ser um político, está exposta a uma maior visibilidade, uma maior exposição pública, em que a crítica como opinião nem sempre fere a imagem e a intimidade, porque há disputadas de caráter ideológico, devendo-se ter maior tolerância com certas manifestações, próprias do jogo político”, afirmou o juiz Alexandre Schwartz Manica.

O pedetista concorreu à Presidência em 2018 e 2022. Nas duas ocasiões, sua principal proposta era o programa Nome Limpo: uma promessa de quitar as dívidas dos consumidores que estavam com o nome sujo no SPC.

Notícias relacionadas