quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Padarias e supermercados vendem pão de sal por quilo

O consumidor pode estranhar quando for comprar o pão francês á partir desta semana. As padarias e supermercados de todo país já estão seguindo as novas normas para a venda…

O consumidor pode estranhar quando for comprar o pão francês á partir desta semana. As padarias e supermercados de todo país já estão seguindo as novas normas para a venda do produto. A portaria 146 do Inmetro obriga os comerciantes a venderem o pão por quilo e não mais por unidades. A medida deve reduzir o número de irregularidades praticadas no mercado. Muitas vezes, o consumidor acaba pagando mais do que realmente leva, por causa da diferença de tamanho entre os pães. O coordenador geral de Fiscalização do Inmetro, Jorge Hessen, explicou que a venda por quilo possibilita uma melhor fiscalização dos consumidores.

Ele vai fiscalizar exatamente o peso real que ele está levando para casa. Se ele levar por unidade, e alguém não botar na balança, ele não vai ter certeza que está levando a quantidade exata.

O consumidor deve ficar atento e observar se a balança tem o selo do Inmetro, órgão que faz a fiscalização dos aparelhos. Além disso, as balanças deverão ter, no mínimo, divisão igual ou menor que cinco gramas e a indicação do peso e o valor a ser pago por ele. Pela nova regra, os comerciantes deverão fixar em local de fácil visibilidade e em letras legíveis, o valor a ser cobrado pelo quilo do pão. Uma consulta pública realizada pelo Inmetro durante dois meses, determinou a nova forma de comprar o pão de sal. Mais de 70% dos cerca de mil entrevistados preferiram a cobrança por quilo. Os estabelecimentos comerciais tiveram quatro meses para se adequar à medida. Aqueles que não cumprirem as novas regras estarão sujeitos a multas. O consumidor que tiver dúvidas pode ligar gratuitamente para o Inmetro. O número é o 0800-2851-818.

Notícias relacionadas