Os leitos para casos suspeitos ou positivos da Covid-19 em toda a região estão cada vez mais escassos.
A superlotação regional congestiona e atrasa o atendimento a pacientes que precisam de internações muitas vezes com urgência. Durante a pandemia, Jales já registrou inclusive um óbito de um paciente que ficou internado na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, devido a falta de leito disponível na Santa Casa. Este paciente seria transferido para a cidade de Novo Horizonte, mas não resistiu as complicações e faleceu antes.
O controle dos leitos é feito a nível regional através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), que indica para qual instituição de saúde o paciente será encaminhado.
A situação é preocupante em todo o estado, que registra o maior número de internações desde o início da pandemia. Em Araraquara/SP, que vive um “lockdown”, não existem mais leitos disponíveis para atendimento de pacientes positivos ou suspeitos para Covid-19.
O munícipio inclusive já confirmou casos da nova cepa do coronavírus, a chamada variante, e a administração daquela cidade atribui a isso o aumento do número de casos, internações e óbitos.
Pacientes de Araraquara estão sendo transferidos para outros municípios do estado, inclusive para a Santa Casa de Jales. Atualmente a unidade conta com duas pessoas internadas na UTI, com idades de 65 e 62 anos. O paciente de 65 anos, inclusive, está intubado.