segunda, 8 de junho de 2026

Paciente internado com suspeita de Ebola recebe diagnóstico de meningite, mas segue em isolamento

Um homem de 37 anos que está internado sob suspeita de ter contraído o vírus Ebola recebeu o diagnóstico positivo para meningite meningocócica. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo neste sábado, após o resultado de um exame de sangue do tipo PCR. Apesar da confirmação dessa doença, o órgão estadual informou que a suspeita inicial de Ebola não foi totalmente descartada e continua sendo rigorosamente investigada pelas autoridades de saúde.

O paciente havia retornado recentemente de uma viagem à República Democrática do Congo, país africano que enfrenta atualmente um surto de Ebola. Ao desembarcar no Brasil, o homem começou a apresentar um quadro de febre intensa e, por conta do histórico de viagem, foi imediatamente encaminhado para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, localizado na capital paulista, onde permanece internado em uma ala de isolamento. Para esclarecer a situação de forma definitiva, o paciente passará por novas análises laboratoriais e exames genômicos detalhados.

O estado de São Paulo adota um protocolo rígido para lidar com esse tipo de situação. Qualquer caso com suspeita de doenças graves como o Ebola deve ser comunicado na mesma hora à vigilância epidemiológica do município e também ao Centro de Vigilância Epidemiológica estadual. Nesse esquema de segurança, o Instituto Emílio Ribas atua como o hospital de referência para receber e tratar os pacientes, enquanto o Instituto Adolfo Lutz fica encarregado de realizar os testes de laboratório e descobrir se o paciente tem alguma outra enfermidade.

Notícias relacionadas