sábado, 21 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

PAC prevê recursos para habitação em regiões menos favorecidas

Comprar e reformar casas promete ficar mais fácil para população de baixa renda. Só para a Região Nordeste estão previstos investimentos para saneamento e moradia da ordem de 26 bilhões…

Comprar e reformar casas promete ficar mais fácil para população de baixa renda. Só para a Região Nordeste estão previstos investimentos para saneamento e moradia da ordem de 26 bilhões de reais até 2010. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. A região também será beneficiada com três bilhões para urbanização de favelas. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, garante que os investimentos vão contemplar mais de um milhão de famílias da região. E cita como exemplo o estado do Piauí, um dos mais pobres do país.

O Piauí se insere neste contexto e quero lembrar que também no PAC, não é saneamento e habitação que têm prioridade para a área do Nordeste. Os outros investimentos de energia e de transporte contemplam e muito a região, resolvendo problemas crônicos, seja em rodovias, ferrovias, seja em geração de energia no caso de petróleo específico.

Um quinto dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento será destinado ao setor de habitação. Márcio Fortes apresentou o montante, nesta terça-feira, ao conselho gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Os recursos de governo e da iniciativa privada somam juntos 106 bilhões de reais até 2010. Deste total, maior parte é para construção e reformas de moradias. E cerca 11 bilhões e meio de reais serão repassados para urbanização de favelas em todo país.

Notícias relacionadas