

Nilva Garcia de Oliveira, presidente do PL Mulher em Fernandópolis, foi nomeada pelo prefeito João Paulo Cantarella para comandar a Ouvidoria Municipal. Ela é um dos nomes que mais recebeu votos de entidades em uma eleição ocorrida no final do mês de março.


A partir da próxima segunda-feira, dia 7, ela assume o cargo de ouvidora municipal no lugar de Edmar Oliveira, que ficou no cargo por oito anos, durante as duas gestões do ex-prefeito André Pessuto.
O processo seletivo para escolha do novo Ouvidor Público de Fernandópolis apontou um tríplice empate na terceira colocação. Realizado em conformidade com o que dispõe o Decreto Municipal nº 9.830/2025, a Prefeitura Municipal tornou pública a “lista tríplice” dos candidatos no último dia 1º de abril.
Nilva ficou em segundo lugar com quatro votos, perdendo apenas para o ex-ouvidor da gestão da ex-prefeita Ana Bim, Flávio Coppi, que obteve cinco votos. Na terceira colocação, empataram com apenas 1 voto Felipe Augusto Ferreira Henrique, Jorge Henrique Gianini e Marcelo Silvio Longo. No critério de contratação, o prefeito João Paulo Cantarella escolhe entre os três primeiros colocados.
A nova ouvidora terá um papel fundamental em receber todos os tipos de reclamações, incluindo as de maus tratos, principalmente reclamações de servidores públicos e serviços prestados pela municipalidade.
Além da Ouvidoria, Nilva Garcia terá que assumir o comando da Defesa Civil, cargo importantíssimo na gestão pública, principalmente em casos de desastres naturais, enchentes e outras situações caóticas que ocorrem no município de Fernandópolis.
O cargo demanda tempo e condições psicológicas para lidar com situações e pessoas de todos os tipos e temperamentos, até os mais explosivos.
