A Secretaria Municipal da Saúde intensifica suas ações com a saúde da mulher durante todo o mês em que se comemora o “Outubro Rosa”. Todas as Unidades realizam exames de Papanicolau (colo do útero), solicitação de mamografia e solicitação de exame clínico das mamas teste rápido (Sífilis, HIV, Hepatite B e C), palestras e orientações.
Como parte das ações e possibilitando que o maior número de mulheres esteja envolvida, no próximo sábado, 21, acontece na cidade o ‘Dia DELAS’, com atendimento às mulheres, das 08h às 16h, em todas as Unidades de Saúde. Na oportunidade serão realizados exames pré-agendados de Papanicolau, solicitação de mamografias, autoexames das mamas e orientações às mulheres sobre a importância do autocuidado e prevenção.
“A Campanha Outubro Rosa em Fernandópolis tem como objetivo alertar as mulheres e fortalecer a cultura da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, pois quando a doença é diagnosticada no seu estágio inicial tem altas chances de cura. Por isso intensificamos as ações em todas nossas unidades durante todo esse mês e também com a realização do Dia D”, comentou o secretário de Saúde, Ivan Veronesi.
“As mulheres não devem esquecer que a luta contra o câncer de colo de útero e mama não deve se limitar apenas ao mês de outubro, mas sim permanecer durante o ano inteiro e esse é um dos principais objetos do programa Saúde da Mulher”, disse Selma Assunção, coordenadora do projeto.
ORIENTAÇÃO PAPANICOLAU (Exame do Colo do Útero). As mulheres de 25 a 64 anos de idade, que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo. No início, o exame deve ser feito anualmente, e após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Para realizar o exame é necessário: – Não ter relação sexuais nos 2 dias anteriores; – Evitar uso de duchas, cremes ou medicamentos intravaginal nos últimos 2 dias; – Não estar no período menstrual.
MAMOGRAFIA (Solicitação) Por meio da Mamografia, pode-se descobrir o Câncer de Mama no início. As mulheres de: – 40 a 49 anos, realizar a mamografia anual. – 50 a 69 anos, realizar a mamografia bienal (dois em dois anos).
Sinais e sintomas relacionados ao câncer de mama – Nódulo palpável na mama – Secreção com sangue no mamilo (bico do seio) – Bico do seio invertido
VACINA HPV A vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), pode reduzir significativamente o risco de Câncer do Colo de Útero nas meninas e Câncer nos órgãos genitais nos meninos. A Unidade de Saúde da Família (USF), disponibiliza a vacina HPV para os Adolescentes de 9 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). São duas doses com intervalo de seis meses (0 – 6 meses).