A Secretaria Municipal de Saúde dispõe em sua estrutura organizacional do Setor de Controle de Vetores, hoje composta por 06 agentes domiciliares e um profissional de IEC – Informação Educação e Comunicação. A Equipe vem se desdobrando sem medir esforços para que Ouroeste não dê espaço para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, através de trabalhos educativos, visitas casa a casa, arrastão etc.
Apesar de todo o esforço por parte do setor da saúde, o município conta com 38 casos suspeitos de dengue sendo 12 destes confirmados. Diante deste resultado A SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias de São Jose do Rio Preto disponibilizou ao município nos dias 29 e 30 de janeiro uma ‘equipe especial’, composta por 22 funcionários para intensificação do serviço de Nebulização nas áreas onde localiza os casos suspeitos e confirmados. O município por sua vez, recepcionou a equipe oferecendo alimentação e hospedagem.
Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde em nome da Equipe Municipal de Controle de Vetores faz um apelo à população:
Não vamos deixar um mosquitinho acabar com a saúde da população e levar até a morte. Vamos eliminar os criadouros:
– Evite reservatórios com água parada;
– Limpe as calhas;
– Feche e tampe as caixas, os baldes, os tambores ou os reservatorios de agua;
– Feche bem os sacos plásticos e mantenha o cesto de lixo sempre fechado;
– Não acumule lixo em local aberto – evite plantas que acumulam água;
– Retire a água dos vasos com plantas (colocar areia nos pratinhos);
– Entregue os pneus velhos ao serviço responsável (agentes de controle de vetores) ou guarde-os secos em locais cobertos;
Lembre-se: A dengue é um problema de todos e combatê-la é uma obrigação social que cada pessoa deve fazer no seu dia-a-dia. Assuma esse compromisso e faça sua parte. Seja um cidadão consciente e entre nesta corrente: ouroeste unida contra a dengue.
Vale ressaltar que o veneno passado nas casas, mata apenas o pernilongo adulto e se o morador não eliminar as larvas existentes nos criadouros dentro de sua residência jamais iremos vencer esta guerra, e a eliminação dos criadouros só depende de você, munícipe ouroestense.