O Município de Ouroeste, através da Diretora de Cultura Ana Emília Fernandes Iquegami foi representado no último dia 17/08 do I Seminário de Museus e Patrimônios Históricos que aconteceu no Teatro Municipal “Ten. Mário Bernardes” em Votuporanga.
O evento reuniu Diretores de Culturas de vários municípios e profissionais convidados, onde foram realizados.
Uma das palestrantes convidadas foi a Diretora do Museu Água Vermelha de Ouroeste Ana Emília Fernandes Iguegami, que fez uma explanação geral sobre a descoberta, até os dias atuais e mostrou a importância do espaço cultural.
Segundo Ana Emília, o Museu Água Vermelha abriga acervo de um sítio arqueológico muito antigo, que colocou Ouroeste entre as regiões que tem o Sítio mais antigo do país, possuindo uma rara referência; esqueleto humano, coletado de um cemitério a céu aberto, difícil numa região de clima tropical, o que se tem poucos dados deste tipo de enterramento no período pré-colonial e colonial.
O Seminário contou também com a palestra da historiadora do CONDEPHAAT de São Paulo Ana Luiza Martins, que explicou sobre a Seleção do Patrimônio Cultural do Estado: Metodologia e Ação, ou seja, a importância de preservar a memória e a história local.
Entre outras palestrantes estavam também Evanir Regina M. Peixoto, Historiadora e Pesquisadora, que abordou o tema Museus: Espaços Culturais em todos os tempos.
O evento teve a finalidade de oferecer mais uma atração no mês de aniversário da cidade, que completa 69 anos de fundação.
De acordo com o Encarregado do Setor de Museus e Patrimônio, Evandro Júnior, o Seminário foi elaborado para mostrar à população de Votuporanga e região a riqueza cultural e social da cidade.
Uma das atrações foi a Corporação Musical “Zequinha de Abreu”, símbolo da tradição e riqueza cultural local.