A Orquestra de Sopros de Fernandópolis (OSFER) inicia, no dia 30 de abril, o roteiro de apresentações do projeto “Viagem Musical”, que prevê um total de 10 apresentações em praças públicas neste ano em cidades com população de até 10 mil habitantes localizadas num raio de 100 km de Fernandópolis.
A primeira apresentação da OSFER será em Estrela d´Oeste na praça central da cidade.
O projeto “Viagem Musical” foi aprovado pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura do governo federal.
Os recursos foram arrecadados através de doações de pessoas físicas e empresas como Secol, Ciplafe e o grupo Arakaki, que fizeram deduções no Imposto de Renda.
Toda a estrutura das apresentações, como transporte, palco, iluminação, som, alimentação, material de divulgação, músicos e pessoal de apoio será custeada pelo projeto.
Nas praças, serão ainda disponibilizadas cadeiras para o público e local reservado para idosos, portadores de deficiência e gestantes. Não haverá custo adicional para o município onde ocorrerá a apresentação.
“O objetivo do projeto é levar música instrumental para um público que não tem contato com esse universo musical. Por isso o projeto prioriza cidades com até 10 mil habitantes”, explica o diretor artístico da Osfer e maestro, Luiz Fernando Paina.
O repertório será o mais completo possível e minuciosamente escolhido pelo maestro Luiz Fernando Paina.
“Teremos clássicos dos anos 70 (Abba), música brasileira (Na Baixa do Sapateiro, Aquarela do Brasil etc.), música erudita e clássicos infantis”, antecipa o maestro.
De acordo com a diretoria da Orquestra, o projeto “Viagem Musical” prevê um total de 24 apresentações.
Porém, o volume de recursos obtido permite para este ano um total de 10 apresentações. “Caso haja novos patrocinadores, poderemos aumentar o número de cidades contempladas”, diz Paina.
O calendário do projeto “Viagem Cultural” já tem as seguintes cidades agendadas: Estrela d´Oeste, dia 30 de abril; Indiaporã, dia 7 de maio; Meridiano, dia 14 de maio; Pedranópolis, dia 12 de junho; Floreal, dia 7 de agosto; e São João das Duas Pontes, dia 9 de outubro. Outras cidades ainda serão acrescentadas no calendário das apresentações da OSFER neste ano.
Workshop e Concerto
A Orquestra de Sopros de Fernandópolis já tem agendados dois workshops com o maestro João Paulo Moreira, que é o trombonista principal da Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo.
O primeiro ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de maio . O segundo está programado para os dias 10, 11 e 12 de junho.
De acordo com o maestro, Luiz Fernando Paina, o objetivo dessas oficinas é buscar sempre o aprimoramento musical.
Na agenda da OSFER está programado para o dia 27 de agosto, no Teatro Municipal, a realização de um concerto com a participação do saxofonista, produtor, compositor e arranjador Léo Gandelman, um dos mais influentes músicos no Brasil.