A Orquestra de Sopros de Fernandópolis foi convidada pela solista Rocio Mairena, da Costa Rica, para participar de um intercâmbio musical a partir do ano que vem, envolvendo músicos dos dois países. Rocio participou como convidada especial no concerto da “Série Solistas” realizado pela OSFER na noite de domingo, dia 16, no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”, sob a regência do maestro Luiz Fernando Paina.
Rocio, que é clarinetista principal na Banda Nacional de San José – Costa Rica veio ao Brasil a convite do trombonista e maestro do Theatro Municipal de São Paulo, João Paulo Moreira, para se apresentar em Fernandópolis, Bragança Paulista, Atibaia e Campo Grande (MS). Rocio e a OSFER foram aplaudidos de pé pelo público que lotou o Teatro Municipal de Fernandópolis. Rocio foi homenageada pelo maestro Luiz Fernando Paina com um cartão de prata por sua apresentação em Fernandópolis.
Durante sua apresentação, Rocio disse que a música na Costa Rica é instrumento de educação e elogiou o trabalho que está sendo realizado em Fernandópolis. “Vocês estão fazendo o certo, introduzindo a música na formação educacional das crianças e jovens”, referindo ao projeto “Musica e Cidadania” lançado pela Prefeitura e que envolve a OSFER e as Secretarias da Educação e Cultura.
Ao final do concerto outra surpresa para o público. A orquestra executou, pela primeira vez, a música “Chiquilladas” composta exclusivamente para a OSFER pelo maestro Carlos Ocampo Chaves, da Costa Rica, e que vai estar no CD que será gravado pela orquestra em 2013.