sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Os três marqueteiros?

Há uns dez anos, Duda Mendonça confirmou algo que muitos imaginavam existir, mas poucos acreditavam que um dia seria confessado por um figurão. Na então famosa CPI dos Correios, Duda…

Há uns dez anos, Duda Mendonça confirmou algo que muitos imaginavam existir, mas poucos acreditavam que um dia seria confessado por um figurão. Na então famosa CPI dos Correios, Duda admitiu que havia recebido uma quantia milionária do PT e que aquele dinheiro tinha sido pago no exterior. Mais ainda, Duda admitiu que o dinheiro era proveniente de caixa dois. Duda Mendonça, para os que já se esqueceram, foi o marqueteiro da campanha que levou Lula à Presidência, o autor do célebre Lula lá. Estão lembrados?

Apesar do espanto inicial, à época aconteceu o óbvio. Duda caiu em desgraça e ninguém nunca mais ouviu falar dele, enquanto o molusco mor se reelegeu e elegeu e reelegeu seu poste. O autor das façanhas sequentes e que tiveram início com a epopeia de Duda foi o também marqueteiro baiano João Santana, que passou a ser uma espécie de guru, desde então.

Na semana passada, a casa caiu para o marqueteiro. Numa de suas intermináveis fases, a Operação Lava Jato identificou depósitos de mais de R$ 30 milhões em contas de João Santana e sua esposa. Como dizem que desgraça vem sempre acompanhada, o dinheiro teria sido repassado pela Odebrecht e por um lobista que também é acusado de desviar dinheiro da Petrobrás. As consequências da sua prisão são imprevisíveis, mas, por via das dúvidas, saiam debaixo, porque a casa, ao que parece, vai cair.

A surpresa maior, porém, não foi a prisão do marqueteiro e as revelações de suas perigosas ligações, mas, sim, a sua reação, que os parceiros entenderam como de altivez, mas não há como negar que foi de pura arrogância e prepotência, ao tentar passar a impressão de que estava a salvo, de tudo e de todos.

Acharam pouco? Não, a mulher do marqueteiro fez pior. Desceu toda sorridente e mascando chiclete do avião em que foi transportada para a sua moradia pelos próximos dias (a expectativa é que sejam meses, ou anos). Um verdadeiro escárnio. A atitude prepotente dos dois novos membros da quadrilha que cresce a cada fase da Lava Jato deixou evidente que ainda existem aqueles que acreditam na impunidade sem fim.Ao menos por agora, se deram mal e a nossa torcida é para que assim continue.

Enquanto isso, está vago o cargo de marqueteiro da campanha do molusco mor em 2018. E pelo andar da carruagem, vai ser difícil achar alguém que se disponha a trabalhar tendo como destino, ao final, o ostracismo de Duda ou a cadeia de Santana. Aliás, se alguém se habilitar, pode até virar protagonista de filme. “Os três marqueteiros” seria um nome bastante sugestivo, não acham?

Notícias relacionadas