As redes sociais são instrumentos cada vez mais utilizados por clubes de futebol, no sentido de angariar seguidores. Equipes especializadas em administração de mídias sociais, ficam no ar 24 horas, alimentando as redes com material de divulgação. E quem é capaz de apostar em qualquer outro clube se não o Flamengo como líder deste torneio de popularidade?
Torcedor e seguidor seriam a mesma coisa? Para dois clubes do futebol brasileiro, sim, torcedor e seguidor são a mesmíssima coisa: brazino777 jogo do bicho e as redes sociais assim atestam.
Perdeu quem apostou contra. O clube da Gávea tem mais de 37 milhões de seguidores no Instagram, e não há a menor tendência de queda. O time tem no elenco jogadores talentosos e adorados pelos torcedores, a exemplo de Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique. Atravessa um período farto de títulos, ou seja, de bem com a torcida, a maior do país, para o Flamengo torcedor e seguidor são sinônimos.
E seria outro o segundo colocado em número de seguidores, se não o Corinthians? Mais de 25 milhões de loucos seguem o clube no Instagram. Muito embora a diferença para o Flamengo seja considerável, também para o clube do Parque São Jorge, torcedor e seguidor são a mesma pessoa. O Corinthians é um tradicional clube das massas, mas tem torcedores em todos os extratos sociais, e mais recentemente, passou a investir maciçamente em redes sociais. O perfil do clube é bastante diversificado, chamando a atenção o carinho pelos craques do passado. Sempre um grande jogador é lembrado.
A partir do terceiro colocado neste ranking, torcedor e seguidor parecem deixar de ser a mesma pessoa no mundo do futebol, de modo a compreendermos melhor a dinâmica destas mídias. O grande segredo é saber administrá-las, o que significa dizer saber trabalhar a imagem do clube. Nesse quesito, o São Paulo é craque. São mais de 16 milhões de seguidores no Instagram. A linha administrativa dá ênfase ao presente; a página é repleta de fotos de treinos, mas, raramente, um jogador do passado é reverenciado.
Os paulistas Palmeiras e Santos fecham os 5 primeiros lugares. O time do Parque Antártica, fundado pela colônia italiana, uma das mais influentes da cidade de São Paulo, tem cerca de 12,5 milhões de seguidores que se deliciam com as postagens de uma equipe muito competente. O material fotográfico disponível na página oficial do Instagram é de primeira qualidade. O clube opta por acompanhar o momento presente, aliás, momento vitorioso. O atual campeão da Libertadores e candidato ao bicampeonato, já se prepara para importantes postagens.
Existisse rede social nos anos 1950 e 1960, o clube da Vila Belmiro seria, certamente, o mais seguido do planeta, mas naqueles tempos de Pelé, Pepe, Coutinho, mestre Lula no comando e companhia, os seguidores adoravam mesmo ao vivo, no estádio ou com os ouvidos colados no rádio de pilhas. São 9 milhões de fãs que acompanham as publicações do clube e interagem diariamente com os administradores. A página do clube praiano dá passagem ao futebol feminino, entendendo que não há porque as publicações serem feitas em páginas distintas, trata-se do mesmo esporte, trata-se do mesmo clube. O passado de glórias do clube é reverenciado com frequência. Em dificuldades no Brasileirão deste ano, o clube não perde o bom humor em suas postagens.
O primeiro clube a figurar entre os 10 mais seguidos fora do eixo Rio/São Paulo, é o Grêmio de Porto Alegre. 8,8 milhões de seguidores acompanham o time gaúcho na sua saga contra o rebaixamento. O clube vem fazendo uma péssima campanha no campeonato brasileiro, e nem por isso sofreu baixas no número de seguidores. Tradição, afinal, não é para qualquer um.
Voltamos ao Rio de Janeiro, mais precisamente, para São Januário, estádio famoso do Vasco da Gama, 7° colocado entre os clubes com mais seguidores. Acompanhando o Vasco, 8 milhões de pessoas se divertem ou choram com as histórias do clube.
Rivais clássicos e locais em campo, Atlético-MG e Cruzeiro também rivalizam nas mídias. Há praticamente um empate técnico entre os seguidores; 7,6 milhões para o Atlético, 7,5 milhões para o Cruzeiro. O detalhe desta saudável disputa é que os clubes vivem situações opostas atualmente; o Atlético vive um dos melhores momentos de sua história, líder do Brasileiro e com uma das mãos na taça, já o Cruzeiro disputa a Série B do Brasileiro e as chances de voltar ao pelotão de elite são mínimas.
Finalizando nossa lista, outro clube dos pampas, o Internacional. Com 6 milhões de seguidores, o Inter, mandante dos jogos no gigante da beira-rio, demonstra a importância de manter a dinâmica administrativa sempre em alto nível.
O eixo Rio/São Paulo/Minas/Rio Grande do Sul segue inabalável.