A primeira seletiva regional do Mapa Cultural Paulista 2015/2016, ocorreu no dia 4 de outubro em Santa Fé do Sul. Na modalidade música instrumental, a Orquestra Sinfônica de Jales regida pelo maestro Edivaldo de Paula sagrou-se campeã apresentando as peças “Cantos Nordestinos”, de Gilberto Gagliardi e “Superman”, de John Williams. Competiram Monte Aprazível e Votuporanga.
Na categoria literatura, a próxima seletiva acontecerá em Rubinéia, em 17 de outubro, às 16h. Jales será representada pela Casa do Poeta e Escritor com a poesia “Eu e Vc” de André Gandolfo e com o conto “Redenção” e a crônica “Apreço”, ambos de Sandro Toledo Rocco. Participarão Fernandópolis, Votuporanga, Santa Fé do Sul e a anfitriã, Rubinéia.
Na categoria dança, em 18 de outubro, às 18h, em Votuporanga, Jales será representada pela Academia New Corpus, com coreografias de Lígia Joaquim e Janaína Fabiana. Participarão grupos de Fernandópolis, Catanduva, Itajobi, Monte Aprazível, Novo Horizonte e Votuporanga.
Pelo teatro, no dia 24 de outubro no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” em Votuporanga, às 18 horas, nossa cidade será representada pelo Grupo Manoelice, com atores do Núcleo de Formação do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales com o espetáculo “Meu quintal é maior que o mundo”. O texto é de Larissa Sanches e a direção de José Vitorino. Participarão Catanduva, Mirassol e Votuporanga.
Os classificados na fase regional vão competir na fase estadual, na capital paulista, no primeiro semestre de 2016.
O Mapa Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Organização Social de Cultura Abaçaí e tem por objetivo a formação, informação e circulação de artistas pelo interior do Estado. O programa tem o apoio da Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.