Foto: Maestro ensina a Sandra os primeiros movimentos.
Sobre a regência do maestro João Linhares, o concerto da série “Acorde para o Meio Ambiente” reuniu cerca de três mil pessoas. Um dos destaques do evento foi a regência de uma pessoa do público, Sandra Maria de Paiva, na composição “Aquarela do Brasil”.
Foi um enorme sucesso o concerto da Orquestra Jovem Tom Jobim no último sábado, dia 7 de outubro, 34ª. apresentação da série Acorde para o Meio Ambiente. Cerca de três mil pessoas lotaram a Praça da Matriz para assistir ao evento, que mostrou releituras de obras de grandes compositores brasileiros, como Tom Jobim, Edu Lobo, João Donato, Djavan, Ary Barroso e Vinicius de Morais.
O maestro João Linhares foi um dos grandes destaques do concerto. Extremamente simpático, explicou para o público a origem e conteúdo da maioria das composições. Um dos grandes momentos da noite foi quando o maestro convidou alguém da platéia para reger “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso). Do meio da platéia surgiu Sandra Maria de Paiva, imediatamente convidada para subir ao palco.
Antes que ela começasse a reger, o maestro perguntou se tinha algum conhecimento musical. Ela disse: “eu amo música clássica, apesar de vir de uma família muito pobre. Sempre adorei ouvir música clássica e sonhei em assistir a uma apresentação de uma Sinfônica. Este ano resolvi ir atrás do meu sonho e escrevi um e-mail para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que estava se apresentando na Sala São Paulo pedindo dois ingressos. A mensagem fez efeito e recebi os convites. Mas, vejam só, depois da euforia inicial, percebi que não tinha dinheiro para ir a São Paulo. Acabei desperdiçando a oportunidade, para minha imensa tristeza. Mas agora soube dessa apresentação e vim para cá bem cedinho. E vejam só: hoje é a primeira vez que assisto a um concerto de uma Sinfônica pessoalmente e estou aqui no palco para reger a orquestra. É uma das maiores emoções dos meus 39 anos de vida”, finalizou, para a emoção geral Sandra, que está no quarto semestre de Serviço Social na Fundação Educacional de Fernandópolis.
A execução de “Aquarela do Brasil” sob a batuta de Sandra foi delirantemente aplaudida, por várias vezes. Após o concerto, a nova celebridade de Fernandópolis passou a noite recebendo abraços e elogios, até mesmo da prefeita Ana Maria Matoso Bim, que fez questão de recebê-la tão logo desceu do palco.
Ao final, o público aplaudiu em pé à belíssima apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim. Foi a segunda vez que o projeto “Acorde para o Meio Ambiente” realizou um concerto em Fernandópolis, novamente sob o patrocínio da AES Tietê. A primeira vez aconteceu no dia 17 de junho no Teatro Municipal Merciol Viscardi. A estrutura do evento encantou a todos, a começar pelo imponente palco instalado na Praça da Matriz, assim como a belíssima área VIP, instalada também no local.