terça, 12 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Orquestra faz concerto didático para crianças

Na semana que antecede o dia das crianças, estudantes de 1ª a 4ª série ganharam de presente, uma aula descontraída de música com a Orquestra de Sopros de Fernandópolis. O…

Na semana que antecede o dia das crianças, estudantes de 1ª a 4ª série ganharam de presente, uma aula descontraída de música com a Orquestra de Sopros de Fernandópolis. O projeto, intitulado “Concerto Didático”, é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, Corporação Musical e Diretoria Regional de Ensino.

O projeto, que reuniu cerca de 700 crianças das escolas estaduais: Coronel e Ferrari, além da APAE no Teatro Municipal, têm como objetivo sensibilizar e ambientalizar os estudantes com o universo musical, para que possam desenvolver o gosto pela cultura e, em conseqüência, ajudar na formação de jovens mais conscientes.

Durante a apresentação, no formato “Cine Orquestra”, foram interpretados temas musicais de filmes infantis, enquanto cenas dos respectivos filmes eram exibidas em dois telões no fundo do palco. No intervalo de cada música, o maestro Fernando Paina ao lado dos integrantes da orquestra, demonstrou como funciona cada instrumento que compõe a orquestra, o som que emite e o grupo que pertence. Além disso, mostrou como a música é importante na vida, assim como na trilha sonora de um filme.

“Vocês são privilegiados, pois são os primeiros a assistir essa apresentação da Orquestra de Sopros de Fernandópolis. Vocês poderão vir a ser membros dessa mesma orquestra no futuro”, discursou a diretoria de ensino, Lídia Mara, enquanto parabenizava a iniciativa da Orquestra e a colaboração da Prefeitura, disponibilizando o Teatro Municipal para as apresentações.

Segundo o maestro da Orquestra de Fernandópolis, “essas duas primeiras apresentações do projeto Concerto Didático servirão de termômetro para ver a reação das crianças durante o contato com a música orquestrada”. E completou, “Futuramente, nossa intenção é levar esse projeto para todas as escolas públicas da cidade, oferecendo aulas para crianças, inserindo cultura na educação delas”.

Notícias relacionadas