sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Orquestra busca parceiros para viabilizar projeto Viagem Musical

Idealizado pela OSFER (Orquestra de Sopros de Fernandópolis), o projeto Viagem Musical já foi aprovado pelo Ministério da Cultura. Agora, a OSFER busca parcerias privadas para realizar o projeto que…

Idealizado pela OSFER (Orquestra de Sopros de Fernandópolis), o projeto Viagem Musical já foi aprovado pelo Ministério da Cultura. Agora, a OSFER busca parcerias privadas para realizar o projeto que vai levar música para 24 cidades da região noroeste do Estado. A captação da verba para o projeto será feita por meio da Lei Rounet (incentivo à Cultura) que permite às empresas contribuírem com até 4% do imposto de renda devido sobre o lucro real. Pessoas físicas podem abater até 6%.

O objetivo do projeto Viagem Musical é levar apresentações musicais principalmente para as cidades com até 10 mil habitantes. Os concertos oferecem a oportunidade para a população desses pequenos municípios de assistir a apresentação de uma orquestra, democratizando o acesso à cultura. “O diferencial neste projeto é que nas pequenas cidades as pessoas têm uma vida social mais simples, embora muito participativa. Todos se conhecem, vão à igreja, à praça, às quermesses, ouvem rádio e os acontecimentos da cidade chegam aos ouvidos de todos. A Viagem Musical seria um evento de grande impacto nessas comunidades”, revela Luís Fernando Paina, maestro da OSFER.

Para concretizar o projeto, a Orquestra precisa captar aproximadamente R$ 354 mil – cada apresentação custa cerca de R$ 15 mil. O dinheiro arrecadado custeará montagem de palco com cobertura, iluminação, instalação de som, bolsa auxílio para os estudantes de música da orquestra, equipe técnica, encargos sociais e material para divulgação do evento. A Viagem Musical vai fazer o caminho inverso dos grandes eventos musicais, buscando vilarejos e pequenos municípios, atingindo inclusive o público da zona rural.

Mantida pela Corporação Musical de Fernandópolis, a Orquestra de Sopros está entre as dez melhores do Estado e o trabalho desenvolvido é referência musical nos grandes centros da música, sendo citada até no exterior. Paralelo ao trabalho da orquestra, funciona também uma escola de música gratuita para crianças e adolescentes que só nesse semestre está com 40 alunos iniciantes. Além disso, a OSFER desenvolve um trabalho de educação gradativa que oferece ao aluno a oportunidade de participar dos diversos grupos musicais da corporação e subir de nível musical conforme seu aprendizado.

Os músicos que compõem a Orquestra de Sopros também se reúnem em grupos menores para se dedicarem a projetos específicos. É o caso dos grupos Conexão à Brasileira, Trinca (que tem no repertório apenas chorinhos) e Pitanga. Esse último funciona como um laboratório musical para o estudo de novos ritmos.

Empresas ou pessoas físicas interessadas em contribuir com a OSFER por meio da Lei de Incentivo à Cultura podem entrar em contato por meio do telefone (17) 3463 3373 ou pelo e-mail orquestradesopros@hotmail.com. A Agrícola Arakaki, Azamoto Yamaha, Alcoeste, Massey Ferguson, Unimed e Secol já são parceiras da Orquestra de Sopros de Fernandópolis em projetos anteriores desenvolvidos pela Corporação.

Notícias relacionadas