Um pedido formal protocolado na tarde desta quinta-feira, dia 15, pediu a suspeição do vereador Aparecido Moreira, mais conhecido por Cidinho do Paraíso, do Conselho de Ética da Câmara de vereadores em Fernandópolis.
O documento aponta que no último dia 13, durante a realização da sessão ordinária e após uso da tribuna livre, pelo organizador da 1ª Para da Diversidade, Paulo Henrique Pedroso e durante o discurso do vereador Cabo Santos, Cidinho do Paraíso requereu o aparte e defendeu o colega mencionando: “Ele é um dos meus melhores amigos aqui, gente. Ele me leva em casa, sem eu pedir. Ele nunca foi homofóbico comigo” (sic).
Paulo Pedroso que recentemente representou Cabo Santo no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar por suposto crime de homofobia, requereu a suspeição do vereador Cidinho que havia substituído o próprio Cabo Santos.
Pedroso alega que Cidinho foi “parcial” ao defender Cabo Santos e as declarações dele comprometeriam a votação do relatório final no Conselho de Ética. No requerimento foi juntado as imagens da sessão que comprovaria a a existência de vínculos capazes de comprometer o Princípio da Impessoalidade.
“Ora, se o vereador Cidinho do Paraíso, integra a Comissão de Ética, que poderá julgar Cabo Santos, pela representação de quebra de decoro parlamentar, jamais poderia externar (publicamente e em plena sessão, fazendo uso da tribuna) o seu parecer pessoal, ainda mais afirmando que são “melhores amigos”.
Para a advogada Beatriz Rúbia, que subscreveu o requerimento, diante da prova – gravação audiovisual, ora acostada, não há dúvidas acerca da total imparcialidade do vereador Cidinho do Paraíso, para continuar integrando a Comissão de Ética, desta Câmara Municipal. Sendo assim é a presente, para requerer a suspeição sob a circunstância negativa que leva alguém a duvidar da imparcialidade ou do senso de justiça de outra pessoa, do vereador Aparecido Moreira da Silva.
No documento ela requer que seja remetida ao Presidente da Mesa Diretora para as providências devidas com a apuração e o acatamento do presente pedido de suspeição do vereador Aparecido Moreira da Silva – Cidinho do Paraíso, além da produção de provas por todos os meios admitidos, em especial o vídeo da sessão do dia 13 de setembro de 2022.