A Polícia Civil de Araçatuba deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação Clima Quente, que busca desmantelar uma organização criminosa estabelecida na cidade, suspeita de aplicar golpes em mais de 250 pessoas. Ao todo, 44 policiais civis foram destacados para a operação.
De acordo com a investigação, a organização criminosa, que usa uma empresa de fachada com endereço fixo em Araçatuba, atuava na internet, oferecendo eletrodomésticos nas plataformas digitais, principalmente aparelhos de ar-condicionado. As vítimas efetuavam as compras, pagando via PIX ou boleto bancário, mas não recebiam os produtos.
A primeira etapa da operação, feita hoje, busca identificar os envolvidos e tentar um possível ressarcimento do prejuízo das vítimas. Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra cinco pessoas investigadas na cidade.
A Polícia Civil apreendeu 15 celulares, dezenas de cartões bancários, três notebooks, dois aparelhos CPU, um tablet, três máquinas de cartão de crédito, três motos, dois carros, além de vários relógios, pulseiras e documentos que serão periciados.
A suspeita é que a organização criminosa pratique estelionatos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Até agora, ninguém foi preso.