A Operação Transbordo da Polícia Federal, que investiga falsas comunicações de crimes de roubo, adulteração de veículos e golpes em seguradoras, cumpriu um mandado de prisão em Monte Aprazível, na manhã de terça-feira (17).
O homem não foi encontrado no local, pois havia se mudado há cinco meses. Ao todo, foram mais de 182 mandados judiciais em todo o país.
Deflagrada pela 17ª Vara Criminal de Maceió, a PF cumpriu 64 mandados de prisão, 106 de busca e apreensões e três mandados de interdições de empresas envolvidas em receptação de mercadorias nos estados de Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco.
Em Monte Aprazível, o motorista procurado é suspeito de participar do esquema. Ele teria simulado um sequestro, enquanto outros integrantes faziam a desativação dos dispositivos de segurança do caminhão e a pegavam a carga. O motorista ainda comparecia em uma delegacia para fazer a falsa comunicação do crime.
Pelo menos 26 pessoas foram presas, sendo que apenas no Estado de São Paulo, além de sete pessoas presas também houve apreensão de armas, veículos e dinheiro.
De acordo com a PF, a operação visa desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões em diversos estados do Nordeste e Sudeste. Eles fazem falsas comunicações de crimes de roubo, além de adulteração de veículos, golpes em seguradoras e outros delitos.
As investigações mostraram ainda que a organização criminosa não tinha um tipo de mercadoria preferencial como alvo. Entre as mercadorias, estão roubos e furtos de produtos têxtil, eletrônicos, alimentos e etc.
A estimativa é de que a organização criminosa tenha causado um prejuízo superior a R$ 8,6 milhões em roubo de cargas e caminhões.
A investigação foi realizada pela Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, tendo contado com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante as investigações.
Mandados judiciais da Operação Transbordo:
São Paulo
48 de busca e apreensão e 32 de prisão
Bahia
37 de busca e apreensão e 25 de prisão
Alagoas
18 de busca e apreensão e 11 de prisão
Rio de Janeiro
2 de busca e apreensão e 2 de prisão
Pernambuco
1 de busca e apreensão e 1 de prisão
Ceará
1 de busca e apreensão e 1 de prisão