Na primeira noite do lockdown em Rio Preto, a fiscalização abordou 147 veículos e aplicou 37 multas a pessoas que não comprovaram a essencialidade de circular pelas ruas após as 19h. Resultado: R$ 232.952 em autuações, contando que já está em vigor o decreto que prevê multa mínima de R$ 6.296, conforme anunciado pela chefe da Vigilância Sanitária, Miriam Wowk.
Segundo porta-voz da Guarda Municipal, Roger Assis, que reafirmou o valor das multas, “foi verificando se as pessoas trabalhavam nos serviços essenciais ou deles necessitavam. No caso dos entregadores, se transportavam bebidas alcoólicas”. A venda, o transporte e o consumo de bebidas alcoólicas está proibido após as 18h nos dias úteis e nas 24 horas de sábados, domingos e feriados.
“Nesse final de semana a fiscalização vai ser intensa, principalmente no combate às festas clandestinas. Nós já mapeamos os locais com maior incidência desses eventos, além dos organizadores, os frequentadores serão autuados, além do DJ ou cantores, que também terão o equipamento de som apreendido”, disse Vitor Cornachioni, diretor da Guarda Municipal.
Segundo ele, “a área comercial e as pessoas em geral, não podem transportar bebidas alcoólicas nesse final de semana. Além da autuação a bebida será apreendida”.
A blitz desta noite de quinta foi realizada pela Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, com apoio da Polícia Civil e Militar.