A Polícia Civil, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE), realizaram, nesta sexta-feira (7), a Operação Tríade para o cumprimento de mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Emilianópolis, na região de Presidente Prudente (SP), e na casa do tesoureiro do município, que está afastado do cargo.
A ação faz parte do inquérito que apura o suposto desvio de dinheiro público.
Para o TCE, o desvio de verbas supostamente ocorreria no município desde 2014. Conforme as investigações, em abril deste ano foi apontado que estariam faltando nos cofres da cidade mais de R$ 556 mil. Diante disso, foi registrado um boletim de ocorrência.
A operação foi realizada para ratificar as informações já apuradas e também para levantar mais dados, tais como se há mais pessoas envolvidas e se há mais alguma situação irregular no local, segundo a Polícia Civil.
Durante as apurações, nesta sexta-feira (7), foram apreendidos documentos, computadores e uma arma de fogo. O revólver estava na casa do tesoureiro, Gentil Dias Martins, que está afastado do cargo, e “está aparentemente irregular”, já que possui um registro antigo em nome de um genro já falecido. A arma foi apreendida para averiguação.
Por conta da ação, a Prefeitura está fechada nesta sexta-feira (7) e não foi possível o contato com o chefe do Executivo. O portal não conseguiu contato com o ex-tesoureiro da administração pública.